TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vem aí o 2º Colóquio Imago

O 2º Colóquio Imago discutirá a relevância das diferentes linguagens visuais para a cultura no Cariri e no mundo, analisando-as como representações no tempo e no espaço.
A imagem, enquanto construção simbólica, possibilita uma análise e interpretação da cultura numa perspectiva das representações, as quais são produzidas a partir dos diferentes significados construídos pelos sujeitos que as produzem. Compreendida como construção social, política e cultural; a imagem possibilita através de suas variáveis linguagens (audiovisual, desenho, fotografia, xilogravura etc) a divulgação e o registro de manifestações culturais.


A xilogravura é uma arte tradicional na região do Cariri que evoca o imaginário da sociedade local -- portanto, uma forma de representação dos hábitos e costumes --, a qual pode ser considerada uma forma de registro, pois apreende as transformações e permanências da expressão cultural. Do mesmo modo a fotografia registra sob a lente de um sujeito possibilidades de interpretação de um fato. A linguagem audiovisual agrega mídias e outros meios de expressão visual funcionando como aporte de divulgação da cultura material e imaterial.

O 2º Colóquio Imago, através da discussão proposta – “CaririCaturas” -- possibilitará a avaliação das práticas culturais da Região, verificando as representações sociais presentes nas mesmas, e proporcionando diferentes diálogos entre escalas de espaço e tempo.Junto ao debate teórico, valorizar-se-á no Colóquio exposições e mostras audiovisuais a fim de divulgar a produção cultural , local e nacional, propiciando entre ambas escalas intercâmbios de experiências e diálogos.

Objetivos

• Discutir as imagens e representações produzidas sobre a cultura material e imaterial;
• Agregar pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e a sociedade civil para analisar a relação entre produção audiovisual e cultura;
• Analisar as representações da cultura na região do Cariri;
• Avaliar as linguagens visuais como meio de divulgação e registro de culturas populares.

Ícone "Gabriel"

Uma escultura em madeira de autoria do artista Elon, natural de Juazeiro do Norte/CE, foi escolhida para representar a proposta temática do 2º colóquio Imago. A peça, originalmente sem título, foi batizada de "Gabriel" e logra constituir-se alegoria para o espírito que move o evento. Um anjo com corpo de totem e olho de menino, Gabriel é tradução e transformação, santo e flaneur. É essa a aventura do colóquio: conjugar o claro e o obscuro, descontinuidades e contingências da imagem e do tempo. Assim como a obra de Eloni conspira contra purificações estéticas, o Imago acolhe sem distinção tanto expressividades tradicionais como novas abordagens que dialogam com as visualidades e os sentidos do mundo contemporâneo.

Nenhum comentário: