TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Cariricult morreu. Viva o Cariricult!

Recebi um comentário no post sobre Twitter e blogs dizendo que o "Cariricult morreu. Os queridos amigos agora se reunem no Cariricaturas". Será que pra o Cariricaturas viver o Cariricult tem que morrer? Bastante mesquinho o comentário da "anônima" Ana Virgínia. Pelo que pude ver o Carircaturas é um encontro de amigos que matam saudades recordando da infância querida na nossa cidade natal. E todos os posts são sempre respondidos pela proprietária do blog que acolhe a todos com muito carinho e uma palavra de incentivo. Sinto falta de outros comentários. O estoque de elogios tende a acabar ou a se tornar repetitivo, previsível. Mas tudo bem. Nem por isso acho que o Cariricaturas deva morrer. A especialização é uma das saídas para a sobrevivência dos blogs.O Cariricult além da publicação de textos poéticos é um espaço de discussão da esfera pública. E pra isso não precisa ser uma reunião de queridos amigos. Precisa ter textos de qualidade, como acho que todo blog deva ter. Da parte deste mero colaborador do Cariricult desejo vida longa ao Cariricaturas (bom trocadilho!). Afinal de contas recordar é viver!

8 comentários:

chagas disse...

Num ambiente como esse, tensões podem surgir a qualquer momento. Cada texto leva sua carga de tensão que pode ou não vir a ser. É claro que as tensões não precisam necessariamente resultar em inimizade. Escreveu, correu risco. "Poesia é risco". As idéias em movimento são um sinal de vida. O blog tá vivo, sim.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Maurício,

Eu tenho por mim que temos algum parentesco, pois nunca vi sujeitos mais cri-cri. Lá vou eu: no sentido seletivo do que podem identificar como amizade, me classifico como amigo de pouca gente dos nossos queridos blogs: do Crato, Cariricult e Cariricaturas. Sai do Crato em 1968, fui para Fortaleza que não era a rota de quem ia estudar fora e depois vim para o Rio. Deste ano para cá o maior período que fiquei na cidade foi um mês de julho de 1969. Portanto quase ninguém me conhece, no sentido carne e osso, e eu praticamente apenas um ou outro. Até por sermos de gerações diferentes. E por que estou sendo cri-cri: para não me enquadrar em possível rebaixamento da amizade que passa a mão na cabeça do amigo. Só isso.

Maurício Tavares disse...

Chagas
Fiquei indignado com o comentário que tinham feito ao post "Twitter e blogs".Achei pequeno, mesquinho, rancoroso.Mas consigo ver a distinção ente quem só quer elogios e quem permite ser criticado (ver o cartum com a frase de santo Agostinho).Começo a desconfiar de que apesar da dureza de alguns comentários que faço sou muito menos intolerantes do que os que na superfície só tem palavras elogiosas. Palavras que secam facilmente com uma pequena crítica ou com uma publicação de retrato que não corresponde ao conceito de beleza que o retratado tem de si próprio. Já discuti com algumas pessoas no blog mas nem por isso a considero inimigas (no sentido estrito do temo). O inimigo , como já disse, é uma metáfora para a luta de idéias (quando elas existem). Espero que o blog continue vivo por muito tempo. Ele é um espaço de discussões, também. Nem que pra isso eu tenha de me retirar. Um vez brinquei dizendo que o blog era muito maior que o cariri (falando seu tamnho virtual). E considero que ele é muito mais importante do que as minhas intervenções. No momneto tenho colaborado muito pq estou de férias e passo um grande tempo na internet> Mas logo os pouparei da minha vã filosofia.
abraços.

Maurício Tavares disse...


às vezes é bom ser o pentelho que caiu na sopa do jantar familiar. Principalmente quando o jantar tá muito chato, sem novidades. Mas sei que você, como eu, é alguém que tem o pé dentro e o pé fora.Embora seu pé esteja mais dentro do que o meu e , provalvelmente, seja maior que o meu. A minha "cricrítica" foi motivada pelo que expliquei no comentário acima. E Pelé disse love, love, love.

chagas disse...

Maurício, acredito que o blog se manterá vivo justamente por ser um "espaço de discussões", de produção, de uma soma de diferentes intervenções. E também não há necessidade de você se retirar, né?
Abraço

Dihelson Mendonça disse...

O CaririCult está muito vivo, como a ágora para os grandes questionamentos culturais e artísticos da nossa gente. Um meio fabuloso por onde expressam-se as grandes mentes da nossa geração, com seus pensamentos contrastantes, suas idéias diferentes, mas que no todo, contribuem de uma forma OU DE OUTRA, para o engrandecimento das Artes e a divulgação delas.

É importante que o CaririCult seja preservado com esse intuito que sempre teve: O Das ARTES e da CULTURA, que é a sua vocação.

Aqui a arte é concreta, abstrata, genérica ou rotulada. Pode-se até fazer omelete de cocô, como fez o Wilson Bernardo. Em nenhum outro site do cariri teríamos essa liberdade.

E é importante essa diferenciação. Há muito tempo que previ que esse seria o caminho correto, a especialização. O Blog do Crato, por qual eu posso responder, tratou de focalizar a cidade em suas diversas facetas. É um site da cidade, presente, passado e futuro, e mostra também a visão que os cratenses possuem de fatos da MODERNIDADE, do cotidiano, do mundo sob o olhar dos Cratenses. É feito por gente do POVO, das praças, das esquinas, do dia-a-dia da cidade. É uma bodega, como alguém já disse. Uma bodega para o mundo dos cratenses.

O CaririCult representa o Cariri Artístico. É bem verdade que estão aparecendo aí outros blogs artísticos como o do Chrystian Marques que trata do mesmo assunto, mas não é coletivo ( Ainda ).

E ainda é cedo para julgar precisamente o que seja o cariricaturas. Todo blog leva um certo tempo para definir a sua cara, a sua personalidade. Só o tempo fará isso, mas eu creio pelo que vi até agora, que é um site de relacionamentos próximos, que tende a remeter às saudades. Muito bom. Assim como temos as comunidades de amigos no Orkut, que igualmente postam poesias, crônicas, etc. E em que há uma grande afinidade pelo que os administradores pensam, onde são convidados aqueles que se afinam com os propósitos dos administradores visando essa idéia.

No Blog do Crato e no CaririCult, são praças. Até o site "Cariri Agora" é uma praça também. É o vale-tudo, todo mundo escreve. Vem o zé mané que nada entende, e escreve, vem o letrado, vem o político, vem o corretor de imóveis, dá uma confusão danada exatamente pela disparidade de pensamentos, e é pra ser assim mesmo. A cidade é heterogênea, ninguém pensa igual. Para mim, pelo menos, não tem sentido reunir só os que pensam iguais a mim num clube, e acredito que o caririCult e o Blog do Crato expressam bem essa diversidade que desejamos. É de todos. Por ser de todos, é democrático, é livre, é independente.

E há espaços para todos na blogosfera! Só na Rede Blgs do Cariri, temos hoje mais de 40 Blogs, e todos sobrevivem. Prova de que não é preciso que ninguém morra para que outro site sobreviva, até porque os propósitos de cada um são completamente diferentes e louváveis.

Vida longa a todos os Blogs do cariri!

Dihelson Mendonça

jflavio disse...

Acredito que a diversidade nos blogs é fundamental. Já tivemos arranca-rabos fenomenais tanto no Cariricult como no blogdocrato; as pessoas ás vezes se ausentam por um tempo mas acabam voltando. Quase todos temos nossos outros blogs pessoais, mas ficamos lá e cá. Os dois blogs mais visitados e pioneiros ( o Cariricult e o blog do Crato ) se formaram na diversidade e é uma grande sala de encontro cairirense onde se reunem alhos e bugalhos. Impossível unanimidade, graças a Deus. Como sempre, alguns srevem apenas o doce( que se muito , "arripuna") , outros colocam uma pimentinha, um tempero picante. A iguaria pode parecer intragável para alguns , exótico e saboroso para outros. Acredito que é esse tempero que torna a refeição mais procurada e com tantos comensais.Ótimo que surjam outros blogs com propostas diferentes, certamente as pessoas vão procurando seu nicho específico. Algo me diz, no entanto, que sem a diversidade, sem a pimenta ardosa, sem o tempero, dificilmente teremos blogs com visitação expressiva como os dois mais tradicionais aqui do Cariri. Que venham os blogs, que se mantenham vivos e participativos!

Roberto Jamacaru disse...

Maurício e demais amigos.

A diversidade da cultura cratense é tão grande que existe espaço (acho) para todas as tendências.
Para o "blogueiro", que busca sugar na inteligência caririense o nécta da cultura sadia, um blog da qualidade do Blog do Crato, Caririzoom, Cariricult e do Cariricaturas, é pouco para seu deleite. Some-se a isso o excelente nível de seus colaboradores, só então veremos o quanto é fantástica essa fonte.
Eu, particulamente, navego em todos. Acho, inclusive, que falta o blog da turma ligada à música, cordel, xilogravura, etc.
Foi por demais oportuno esse seu questionamento.

Abraços

Roberto Jamacaru