TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 16 de agosto de 2009

Dom Fernando Saburrido toma posse


Era de mudanças em Olinda e Recife

Jornal do Commércio - Publicado em 16.08.2009


Com apoio do clero e dos leigos, Dom Fernando Saburido assume a diocese que ganhou fama internacional com dom Helder e foi palco de polêmicas sob o comando de dom José
Depois de 24 anos de um comando centralizador, a Arquidiocese de Olinda e Recife volta a ser administrada por um religioso de linha mais participativa, que gosta de evangelizar com o povo, ouvir opiniões antes de tomar decisões e não se incomoda em lidar com pessoas de ideias divergentes. Dom Antônio Fernando Saburido, 62 anos, monge beneditino, toma posse às 16h de hoje com o desafio de dar unidade à igreja que se fragmentou após a aposentadoria de dom Helder Camara, afastando-se de movimentos sociais, e, ao mesmo tempo, ganhou novas características, como a ascensão de grupos de oração.Embora seja esperança de retomada de uma igreja mais preocupada com problemas sociais que a gestão de dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo não tem a pretensão de ser um Helder Camara. “Não esperem que dom Fernando seja um dom Helder. Ele vem para somar e catalizar, mas as mudanças ocorrem a partir de Deus. Não joguem no arcebispo uma responsabilidade que é de todos, não só dele”, analisa o abade do Mosteiro de São Bento, dom Felipe Silva, superior da ordem religiosa de Saburido.
Ele acredita que um novo tempo será iniciado na igreja católica de Pernambuco e que a formação no espírito de São Bento ajudará dom Fernando na missão de conciliar os sentimentos da instituição e do povo. Os monges se dedicam à oração, a ouvir as pessoas, ao silêncio e ao zelo pela Igreja e o evangelho. Pela primeira vez no Estado um representante da ordem assume a diocese metropolitana. Dom Fernando é o oitavo arcebispo desde 1901 e irá comandar 102 paróquias, administrar ainda 82 imóveis e supervisionar irmandades, como a Santa Casa de Misericórdia, comunidades e associações.
Padre desde 1983, organizou paróquias em Olinda e participou da gestão de dom José, como bispo auxiliar entre 2000 e 2005, época em que tentou ativar o movimento pastoral e atrair sacerdotes que tinham se afastado das reuniões regulares com a cúpula da igreja. Tem experiência administrativa anterior, no Mosteiro e Colégio de São Bento.

Nenhum comentário: