TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 1 de agosto de 2009

FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA

Ocorre em São Paulo desde de 2000 e este ano será a décima versão do FESTIVAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA entre os dias 27 de julho e 31 de agosto no Espaço Cultural do Sesi Paulista em São Paulo. Este assunto tem tudo a ver com CULTURA, COMUNICAÇÃO, POLÍTICA e INSTITUCIONALIDADE no futuro próximo. Estranha que nos sites que divulgavam o evento ele se focasse apenas em profissionais da linguagem eletrônica e pessoal de comunicação. Na verdade nas versão de 2007, por exemplo, tinha mais de cultura e artes do que a maioria poderia imaginar.

Aliás se nós tivéssemos de fato organizados, o Cariri teria enviado alguns representantes seus para ir e retornar abrindo este universo que de tanta importância segregará ainda mais as pessoas desde agora. Eu se tivesse grana aqui e agora já teria financiado o Maurício Tavares, o Salatiel, o Dihelson e se orçamento desse o Leonel, Lupeu e Carlos Rafael para como agentes infiltrados do Cariri não nos deixar à margem destas tramas dos grandes centros. Iriam, mas o Cariri saberia tudo tim-tim por tim-tim. Como não tenho esta grana mesmo, então vou deixar aqui a idéia de formarmos uma "bolsa da linguagem eletrônica" para que possamos enviar estes nossos emissários na décima primeira versão.

Vejam alguns temas dispostos em HTML na versão de 2007: estudos e pesquisas ligados às artes midiáticas e à cultura digital, bem como às novas mídias serão o foco das abordagens dos teóricos, artistas, ativistas e pesquisadores presentes. Lá tomaram conhecimento sobre trabalhos de webart, netart, vida artificial, hipertexto, animação computadorizada, tele-conferência em tempo real, realidade virtual, soft art, além de games, filmes interativos, e-videos, panoramas digitais e instalações de arte eletrônica e robótica, através de salas interativas e imersivas.

E não é pouco. Vejam o que acontece com a música e a diversão além do que já se conhece: FILE HIPERSÔNICA (festival de sonoridade eletrônica) e com o FILE-GAMES. Serão apresentadas instalações sonoras e performances, em tempo real, de vários grupos e coletivos tanto de música eletrônica erudita, como de música pop eletrônica, e também composição eletrônica, poesias sonoras, radio arte, vídeo música e paisagens sonoras, assim serão apresentados Djs e Vjs através de aparelhagens específicas e instalações com projeções imersivas e experimentais.

Só um relato da Paula Perissinotto sobre novas mídias numa viagem a Alemanha vale o intento. Por isso para estes mesmo convidados a futuro candidatos do "bolsa" sugiro que entre no seguinte endereço:

http://www.file.org.br/file2003/home.htm.


Um comentário:

Maurício Tavares disse...

A mídia eletrônica revolucionou e vai revolucionar cada mais o panorama da imprensa no mundo. E as pequenas mídias são super beneficiadas por essas mudanças. Na minha faculdade tem um grupo de pesquisa/estudos sobre mídia eletrônica e sempre que puder vou publicar no Cariricul algumas das idéias que rolam por lá.