Neil Sedaka - Laughter in the Rain
Uma das mais belas músicas populares de todos os tempos é "Laughter in the Rain" do Neil Sedaka. Um grande sucesso, letra linda... só que trago um presente duplo.
Análise Musical do arranjo moderno:
Para perceber essa análise, é bom conferir a versão original primeiro, em que é outro panorama completamente diferente, e bem mais simples. Na versão moderna da mesma música, reparem na construção do arranjo vocal cuidadosamente elaborado pelas duas vocalistas a fim de manter intervalos harmônicos constantes, a harmonia moderníssima, formada quase que exclusivamente de acordes suspensos ( de quarto grau, sem terças ), tocados de forma sutil, a fornecer bastante silêncio na sustentação dos mesmos, deixando a cargo da imaginação do ouvinte o complemento harmônico que se fizer necessário ( espécie de música interativa, tão populares na música moderna ), intercalados apenas pelo som do contrabaixo, bastante presente, que tece um desenho na linha central da música. e serve de apoio à bateria, que por sua vez, é quase eletrônica, e fornece um ritmo constante , quase imutável de natureza metronômica, e serve de plano onde são construídos climas harmônicos e melódicos diferentes ao longo do arranjo. O motivo principal remete sempre ao início, com 2 acordes sem resolução, enquanto a letra repete apenas uma frase em cima deste, que é o próprio título da música, a duas vozes. Com isso, consegue-se obter sutileza, sem a cara explícita da versão original, que é convencional e óbvia. Já de muito tempo, que percebo essa tendência a esse padrão de construção de arranjos, muito imitada por alguns arranjadores Brasileiros. A música fica leve, como uma pena, sem perder a força nem o conteúdo. Pelo contrário, reforçam-se pilares e criam-se novos ambientes, com janelas enormes para a imaginação.
Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da rádio Chapada do Araripe.
Análise Musical do arranjo moderno:
Para perceber essa análise, é bom conferir a versão original primeiro, em que é outro panorama completamente diferente, e bem mais simples. Na versão moderna da mesma música, reparem na construção do arranjo vocal cuidadosamente elaborado pelas duas vocalistas a fim de manter intervalos harmônicos constantes, a harmonia moderníssima, formada quase que exclusivamente de acordes suspensos ( de quarto grau, sem terças ), tocados de forma sutil, a fornecer bastante silêncio na sustentação dos mesmos, deixando a cargo da imaginação do ouvinte o complemento harmônico que se fizer necessário ( espécie de música interativa, tão populares na música moderna ), intercalados apenas pelo som do contrabaixo, bastante presente, que tece um desenho na linha central da música. e serve de apoio à bateria, que por sua vez, é quase eletrônica, e fornece um ritmo constante , quase imutável de natureza metronômica, e serve de plano onde são construídos climas harmônicos e melódicos diferentes ao longo do arranjo. O motivo principal remete sempre ao início, com 2 acordes sem resolução, enquanto a letra repete apenas uma frase em cima deste, que é o próprio título da música, a duas vozes. Com isso, consegue-se obter sutileza, sem a cara explícita da versão original, que é convencional e óbvia. Já de muito tempo, que percebo essa tendência a esse padrão de construção de arranjos, muito imitada por alguns arranjadores Brasileiros. A música fica leve, como uma pena, sem perder a força nem o conteúdo. Pelo contrário, reforçam-se pilares e criam-se novos ambientes, com janelas enormes para a imaginação.
Atenção: Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da rádio Chapada do Araripe.
Versão Original:
Versão Moderna:
Letra:
Strolling along country roads with my baby
It starts to rain, it begins to pour
Without an umbrella we're soaked to the skin
I feel a shiver run up my spine
I feel the warmth of her hand in mine
Oo, I hear laughter in the rain
Walking hand in hand with the one I love
Oo, how I love the rainy days
And the happy way I feel inside
After a while we run under a tree
I turn to her and she kisses me
There with the beat of the rain on the leaves
Softly she breathes and I close my eyes
Sharing our love under stormy skies
Oo, I hear laughter in the rain
Walking hand in hand with the one I love
Oo, how I love the rainy days
And the happy way I feel inside
I feel the warmth of her hand in mine
Oo, I hear laughter in the rain
Walking hand in hand with the one I love
Oo, how I love the rainy days
And the happy way I feel inside
Oo, I hear laughter in the rain
Walking hand in hand with the one I love
Oo, how I love the rainy days
And the happy way I feel inside
Por: Dihelson Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário