TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sobre a mídia e a cobertura da tragédia filipina


Manila, 30 de setembro de 2009

Queridos amigos e compatriotas, estou enviando essa mensagem a jornalistas, líderes de organizações e formadores de opinião em geral
É um questionamento e um apelo.
Por que a mídia mundial não está dando a devida atenção a tragédia filipina até então?
Lembro-me que por ocasião do furacão Katrina, toda a mídia voltou seus olhos para um desolado país, diante da tragédia que abateu os Estados Unidos, no entanto agora, essa mesma mídia se cala diante do desastre que ocorreu nas Filipinas. Gostaria de esclarecer que o tufão Ondoy, conhecido nternacionalmente como Ketsana foi imensamente mais destrutivo que o Katrina. Temos até agora quase 300 pessoas mortas e milhares de desaparecidos. Os desabrigados somam quase 500 mil e os afetados pelo desastre chegam a um milhão.
A fúria da natureza devastou a capital Manila e toda sua região metropolitana. Falta comida, água e remédios.
Estima-se que o impacto ambiental e de saúde pública será tremendo, já que grande parte da região segue imersa nas águas da chuva.
O furacão que acometeu esse país foi considerado o pior em 40 anos. No entanto eu abro os jornais, ligo a TV e busco na Internet e não consigo achar mais que pequenos relatos, insípidas matérias.
A comunidade internacional se moveu para ajudar as vítimas do Katrina , pessoas de todo mundo sensibilzaram-se com o tsunami que abateu a Indonesia, Thailandia e outros países próximos, no entanto, sem a devida ajuda Internacional, a situação nas Filipina tende a se agravar, até porque estamos aguardando uma nova tempestade para amanhã.
A Cruz Vermelha está fazendo um trabalho seríssimo mas nós voluntários estamos exaustos.
Pra orgulho nosso, a comunidade brasileira está (como sempre) dando um banho de solidariedade. Atuando na coleta de materias e alimentos, colaborando na logistica de distribuição e até mesmo auxiliando no resgate as vítimas. De donas de casa, religiosos, modelos e jornalistas a funcionarios de embaixadas, todos estão numa grande corrente de solidariedade.
Onde estão os jornais e emissoras do Brasil para cobrir esse testemunho lindo do nosso povo?
Sei que o mundo vive uma crise de valores que afeta inclusive os meios de comunicação, mas como jornalista e ativista eu não poderia deixar de dar esse recado: Colegas! Olhem além das agências internacionais!! Busquem as notícias por si próprios, não percam a visão crítica.
O que acontece nas Filipinas hoje merece a atenção da imprensa. Não deixem de falar a respeito!
Não se calem! Nós somos a voz dos que não tem voz, ou ao menos acreditávamos nisso em nossos tempos de Faculdade.

Abraços Solidários do lado de cá do planeta
ps se precisarem de fotos, contatos, informações, não hesitem e me contatar
Fabiana Mesquita
jornalista e arte-educadora

________

PS.: Posto aqui com o intuito de ajudar a Fabi na divulgação do que anda ocorrendo "do lado de lá".

2 comentários:

Unknown disse...

O terceiro mundo não interessa ao primeiro mundo.
E no caso do Brasil, problemas em outros países de terceiro mundo não interessam à pauta da mídia corporativa daqui.

Amanda Teixeira disse...

Pois é.. como disse a própria Fabi Elias no facebook "quem se importa com o povo miseravel de um pais feio como as filipinas? Ja samoa, sonho de consumo dos riscos ganhou rapida notoriedade por conta do tsunami..tristeza né?"