APRESENTA COMÉDIA EM PRAÇAS, RUAS E TERREIROS DO CRATO
A Cia. Cearense de Teatro Brincante / Sociedade Cariri das Artes – Ponto de Cultura do Brasil está desenvolvendo o projeto “Comédia na Rua das Tradições”, com a circulação do espetáculo teatral “A Comédia da Maldição”, escrito e dirigido por Cacá Araújo, na modalidade “teatro de rua”, em praças públicas, ruas e terreiros de mestres da cultura tradicional do município de Crato.
A peça tem o texto em versos e traz a Mula-sem-cabeça, mito sertanejo-universal, como tema central. Um grande espetáculo de rua para todas as idades...
O projeto promove o teatro popular e oportuniza a vivência de atores e técnicos contemporâneos com mestres e brincantes de folguedos tradicionais, como laboratórios/oficinas de formação no que se denomina “cena brincante”, que procura difundir valores do folclore e da cultura nordestina através de estética dramática sertaneja, alinhada ao imaginário popular e ao resgate de tradições ancestrais.
Outro aspecto importante é a formação de platéias, especialmente juvenis, inspirando senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens artísticas, ressalta Cacá Araújo, diretor da companhia.
Com essa missão, o espetáculo já foi apresentado no Distrito Bela Vista (dia 30 de maio, tendo a participação do Maneiro Pau do Mestre Cirilo), Bairro Muriti (em 5 de junho, integrando-se ao Reisado Decolores Dedé de Luna, da Mestra Mazé Luna), Bairro Gisélia Pinheiro – Batateiras (na última quarta, dia 9 de junho, com o Coco das Mulheres da Batateiras); e encerrará sua primeira temporada neste sábado, 12 de junho de 2010, às 20 horas, na Praça da Sé, em Crato-CE, com a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.
Cenas da apresentação no Bairro Gisélia Pinheiro (Fotos de Gessy Maia)
4 comentários:
Cacá: belas imagens de belas composições de um espetáculo em plena evolução. Quando vi a postagem anterior e esta agora com as fotos, algo muito especialmente aconteceu na minha mente: sou filho deste bairro de mãe e pai.
Espetacular projeto.
De encontro ao olhar encantado do povo. Brincante é isto.
Forte abraço,
meu camarada.
Muito grato pelas palavras, amigos.
José, a Batateiras é uma das maiores potências de cultura popular do Crato e tem um povo maravilhoso.
Domingos, poeta-irmão, precisamos nos encontrar em "poesia, vida & sangue"...
Abraços brincantes!
Poesia, Vida & Sangue:
Sempre!
Forte abraço,
meu irmão.
Em julho havemos de nos encontrar.
Postar um comentário