TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 15 de junho de 2010

Naturalizados jogando em seleções estrangeiras - por José do Vale Pinheiro Feitosa

- Qualé meu compadre? Qualé o bugalho?

- Desinfeta meu irmão. Num vem com Caô prá cima de mim! Faço por que faço! Tipo assim fazer por que outro num faz.

Carlinhos pegava um ônibus ali no ponto da entrada do Túnel Dois Irmãos, do outro lado da Rocinha, mas Tião queria arrastá-lo para um jogo de bola. Carlinhos estava decidido e não cedeu ao argumento do irmão.


- Qualé Mané? O bugalho é de primeira. É de responsa, os Mané do Cantagalo estão vindo e hoje é o dia da nossa comunidade dar o troco neles. Aqueles dois a zero ainda dói bem aqui no meu coraçãozinho de ouro.


- Num dá. Tenho coisa muito importante para resolver na Cidade. De hoje num passa.


- Tu anda pegando bagulho malhado doido? Isso é lá coisa que gente de juízo vá apertar? Num dá para levar a sério meu irmão.


- E isso é lá contigo. Ó! Comigo a parada é outra. Não desisto. Nem que a parada esbarre numa mineira. Isso é assim mesmo. Tem que estourar a boca. Num pode é ficar nesta de vai um num vai. Eu disse que fazia e vou fazer.


- Porra que onda! Sair daqui até o Centro por uma parada ruim enquanto a gente aqui tem esta onda com os Mané do Cantagalo? Tu até parece olheiro sem foguete. Deixa isso para outro dia!


- Nem que a vaca tussa! É hoje ou dia nenhum. De hoje não passa!


- Então me diga como é que tu vai fazer?


- Vou chegar lá e armar o maior barraco. Vou tá na porta bem na hora que os repórteres estão. Eles vão anotar tudinho e eu metendo bronca na CBF. Pode ler os jornais amanhã que tu vai ver.


- Qual vai ser o teu o lero?


- Simples. Muito na elegância, mas dizendo tudo. Olha aqui seus Filhos da Puta, se tem brasileiro jogando em outras seleções se passando por estrangeiro, aqui também tem que ter. Se o Deco joga em Portugal, Cacau na Alemanha, sem tem neto de Japonês na maior como se fosse Japonês e ainda dizendo que tem orgulho de ser o que é, nós temos que cuidar dos nossos daqui.


- Quem? Qualé malandro. Isso é o maior Caô que já vi. Quem é este?



- Ei! Qualé a tua? Tá me desconhecendo. E o Petkovic? Tu já esqueceu? Vamos naturalizar o cara e aí o flamengo vai ter mais um na seleção.


- Petkovic? Tu vai perder a parada de hoje por causa do Petkovic? Tu já perguntou isso para ele?


- Não precisa.

3 comentários:

joão alberto lupin disse...

zé do vale, você conhece este livro: O MOTOR DA LUZ, o autor é o JOSÉ ALMINO? pernambucano com raízes lá no crato. se não conhece, vou publicar um trecho deste livro para você vê que interessante.

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Lupin,

Eu precisava mesmo falar contigo. Um sugestão. Mas primeiro à tua pergunta. Conheço o Motor da Luz e o Zé Almino. Ele é o filho mais velho do ex-governador Miguel Arraes. Tem um trecho que ele põe um José do Vale como memória do meu paí, apenas o nome, os fatos são do seu próprio personagem. Alías o Zé acaba de lançar um livro de poesia, vou ver se faço uma resenha.

Sobre o que precisava falar contigo. O cartum, para simplificar as diversas categorias, é uma das expressões, em termos de vários campos com comunicação, jornalismo e arte, mais expressiva do século XX. Não seria possível fazeres um texto nos atualizando sobre o assunto: as tendências atuais, os bambas do pedaço e o tipo de abordagem prevalente?

abraços

José do Vale

joão alberto lupin disse...

é, eu não sabia que o josé almino era filho do miguel arraes. fiquei surpreso. quanto ao texto sobre cartum: eu reconheço que não sou muito bom para escrever. textos mais longos,bem dito. posso ver se acho alguma coisa de algum cartunista mais tarimbado e faço uns retoques e dou a publicar. só preciso de um tempinho para achar o que preciso. por enquanto vou publicando o que de melhor há no cartunismo nacional e mundial.