TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 22 de agosto de 2010

De Zéfiro a Alan Moore


Quando transitamos pela adolescência e a nossa vibração sexual masculina era mais vigorosa pela descarga explosiva de hormônios que invadia o nosso corpo juvenil e que impulsionava a nossa libido, substituíamos as ingênuas histórias em quadrinhos infantis pelo catecismo do Carlos Zéfiro, o que nos fazia até idealizar a Branca de Neve numa "suruba" com os Sete Anões ou Vovozinha sendo “comida” pelo Lobo Mau que, insaciável e pedófilo, espreitava na floresta o Chapeuzinho Vermelho para deflorá-la. O final dessa estória infantil erotizada era o Lobo sendo currado pelos Caçadores da Florestas. Muita sacanagem junta? Nem tanto, se levamos em conta o que o inglês Alan Moore, especialista em roteirização da Graphic Novel, fez: escreveu “Lost Girl” uma novela repleta de orgias, experiências bissexuais, coitos, felaçoes – tudo ilustrado por Melinda Gebbie, esposa do escritor roteirista -, tendo como personagens as garotas ícones protagonistas da literatura infanto-juvenil mundial: Wendy ( de Peter Pan, de J.M.Barrie), Alice (de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol) e Dorothy (de O mágico de Oz, de Franck Baum). O estardalhaço foi geral quando do lançamento do primeiro volume em 2007 e a obra considerada pornográfica ao invés de erótica, que era a proposta inicial.

“Alan Moore enxerga nas obras originais metáforas sobre o sexo e suas versões são verdadeiras releituras eróticas dos livros. A masturbação de Dorothy durante um furacão a leva a um mundo novo - em O Mágico de Oz, ela é conduzida do Kansas para a terra de Oz por um furacão. Wendy tendo sua iniciação com Peter é uma clara alusão ao primeiro encontro dos dois em Peter Pan, quando o garoto entra voando pela janela de seu quarto. Já a de Alice vai mais além: o autor de Alice no País das Maravilhas era fascinado por jovens meninas e um de seus principais hobbies era fotografá-las. Essa paixão é levada às últimas conseqüências nesta versão do roteirista inglês." (wikipédia)

Hoje, assimilada, a obra em três volumes ( “Meninas Crescidas”, “As Terras do Nunca” e O Grande e o Terrível”- Ed. Devir, 2007) é objeto cult nas prateleiras das mais sofisticadas bibliotecas e livrarias de todo o mundo.

Pesquise no Google e saiba mais: “Lost Girls” e “Alan Moore”

5 comentários:

lupin disse...

salatiel, veja que engraçado esta sua postagem sobre hqs (histórias em quadrinhos).
por que exatamente uma postagem sobre quadrinhos eróticos?
por que imagens explicitamente eróticas ?
infantilidade. quis mostrar para os leitores do blog (e pra mim), que qualquer um pode "pesquisar" e trazer para o blog tais assuntos.
é verdade. releases de editoras pululam por toda a internet.
qualquer bundão (ou bundinha) sabe achar.
é aí que sua "pesquisa" difere da minha.
não pesquiso onde a "galera" vai facilmente buscar esses assuntos.
vou em blogs/sites mais exclusivos.
onde quem acha são os verdadeiros aficcionados por "comics".
os "entendidos".
procuro os assuntos menos vistos.
menos fuçados.
quem viu minhas postagens sabe.
sei que meu trabalho não é muito palatável.
já que o assunto é do seu interesse, continue a publicá-lo sem ser repetitivo.

lupin disse...

um detalhe: os pricipais trabalhos do ALAN MOORE, não são eróticos.
LOST GIRLS, é uma excessão. os principais e premiados trabalhos do ALAN são:
V FOR VENDETTA
WATCHMEN
e os seus trabalhos com o personagem SWAMP THING (monstro do do pântano).

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Lupin,
Bingo! Realmente era pra que você entendesse isto que passei na minha postagem. Eu apenas quis dizer que você é muito "repetitivo" e até chega a ser exagerado na exploração dos mesmos temas. Por que esta compulsão! hein? Por que estar sempre na capa da revista. Para ser mais claro," você se apossou do blog". Crie um para você e nos mande um link. Assim fica mais interessante a gente ir "lá" e apreciar toda essa sua inteligência. Tá bom!

lupin disse...

salatiel, agora é você que está sendo repetitivo.
este comentário você já publicou na outra postagem.
não tenho nenhum interesse em ficar sempre na "cabeça" do blog.
aliás, nem sabia que essa coisa tinha "cabeça".
nem muito menos quero me apossar do blog.
inclusive vou aos outros blogs convocar as pessoas a postarem aqui: o domingos barroso, o darlan...
fui atrás de seguidores, etc.
comentário maldoso esse seu.
estou saindo do blog. portanto estou "devolvendo" o blog a quem interesse usá-lo.

Amelia Nogueira disse...

Salatiel,
quanta tolice.. coisa de menino amarelo e também buchudo.. quando nossos amigos se dão bem, fazem sucesso, aplaudimos.. mas quando morremos de inveja fazemos o que você faz!!!!