TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O que se fala da policia?




Desde pequeno vi e ouvi falarem mau da policia, seja ela qual for,militar, civil, federal, parece-nos até que o próprio nome polícia vira sempre mote para alguma piada de mau gosto ou mesmo de desprestígio sarcástico nas rodas sociais e nos seriados de TV, nos filmes americanos , a visão que se tem de policia é sempre a de que ou o cara é burro, ou é preguiçoso ou é bandido quando muito é louco como na LOUCADEMIA DE POLICIA, as mídias sempre repassam esse estereótipos para nossa população. Se fizermos um paralelo do que se é produzido no Brasil em termos de cinema, basta-se remeter a TROPA DE ELITE 1, no entanto, para não nos estendermos, quero aqui fazer a defesa desses profissionais de segurança.

Vou falar com propriedade da Policia Militar, instituição a qual servi por 10 anos, é isso mesmo!!, antes de ser professor do estado , comandar greve, estive do lado de lá, não vou me ater aos motivos que me fizeram sair, mas basta dizer que o que fiz foi trocar uma arma que não corrige por outra que evita a correção pelo estado “ o Pincel”. Os policiais militares seguem a mesma ótica do estado burguês criado para garantir a segurança e a ordem das instituições políticas do próprio Estado. A percepção de se garantir a ordem e a segurança para quem depende do estado, ou seja, a população, é repassado para policiais que estão na ponta como a única missão. Enquanto que os coronéis, majores e o auto oficialato da policia se locupletam do poder de policia para fazê-lo de poder político, eles sim sabem usufruir das benesses do poder do estado, salvo as Raríssimas exceções como um Deputado Capitão Wagner Sousa desses, que honra a policia Militar em sua defesa intransigente pela categoria miliciana. Os policiais militares são verdadeiros heróis que inebriados pelo sentimento altruísta insistem em abandonar suas famílias, sua própria segurança em favo de outros que sequer conhecem, saindo de suas casas sem hora e dia para voltar. Esses heróis anônimos são marginalizados por uma sociedade que muitas das vezes comporta-se de forma desdenhosa em não reconhecerem o verdadeiro valor desses servidores públicos da segurança , abnegados pelo que fazem. É preciso, no entanto, cortar na própria carne quando militares se envolvem em desvios de suas condutas.

Vivemos ainda resquícios da ditadura, as academias que deveriam forma profissionais de segurança com uma visão holística da sociedade,compreendendo sua formação e problemas como situação sine qua nom para uma melhora na prestação do serviço essencial de segurança publica, não a fazem por estarem ligadas a um regulamento arcaico e portanto obsoleto de policia. Esse mesmo regulamento militarizado que aprisiona o homem física e ideologicamente, destrói a humanidade existente nele , vira uma maquina e o resultado disso nos já conhecemos. Na última conferência Nacional de Segurança Publica se aprovou uma resolução que traz um indicativo para a desmilitarização e a unificação das policias, creio que seja um avanço, mas muito distante de virar realidade. Por fim, enquanto tivermos uma subcultura nos órgãos de segurança impedindo o reconhecimento desses profissionais como cidadãos que são, com direitos como tantos cidadãos, viveremos esse APARTHEID coordenada pelo TACÃO DO MEDO.

Prof. Samuel Duarte Siebra

Presidente do PC do B-Crato/CE

Um comentário:

Gil Sampaio disse...

Muito bom Professor.