TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

600 empresas ??? – José Nilton Mariano Saraiva

Como a atividade política de há muito se transformou num próspero e rentável negócio, não é de estranhar o “enxame” de candidatos que às vésperas de cada eleição repentinamente se descobrem imbuídos de um tal denodado e patriótico “espírito público” (???), mesmo que na representação (chinfrim) de tal papel tenham que metamorfosear-se completamente, abdicando de princípios e idiossincrasias já estratificados ao longo do tempo.
Pra começo de conversa, o distinto “candidato a candidato” há de aprender a dissimular, a faltar com a verdade com certa facilidade, a prometer e repetir ad extremum o que nunca poderá ser cumprido, a ter paciência de Jó a fim de ouvir pretensos eleitores sem direito a reclamar e, enfim, a exercer a desfaçatez em toda a sua pujança e plenitude.
Ao materializar-se a vitória e depois de instalado no trono, a farsa não há de sofrer solução de continuidade, já aqui acrescida de uma hipócrita variável, tão imprescindível quanto irresponsável: o esdrúxulo e acintoso desrespeito às “cabeças-pensantes” da comunidade em que vive (e que certamente não o sufragaram), via exposição de números e posições facilmente identificáveis não como factíveis, mas fictícias ou não verdadeiras (ou da indigesta mistura de alhos com bugalhos) e por aí vai.
A reflexão acima tem tudo a ver com a entrevista concedida ao Jornal do Cariri (edição de 3 a 9 de janeiro de 2012, em nosso poder) pelo atual prefeito da cidade do Crato onde, contrariando frontalmente o que se vê na decrépita, preguiçosa e sonolenta urbe (movimento nenhum no comércio, marasmo, estagnação, dormência, desemprego e miséria), S. Excelência afirma que uma das maiores provas do avanço do município durante sua gestão é que “...NOS ÚLTIMOS SETE ANOS MAIS DE 600 EMPRESAS SE INSTALARAM NO MUNICÍPIO” (se o repórter-entrevistador fosse um pouco mais perspicaz, fuçador, expedito e menos conveniente, poria o senhor prefeito em maus lençóis ao pedir-lhe pra declinar a denominação e ramo de atividade de pelo menos irrisórios 5% (cinco por cento) de tais empresas (só 30 delas).
Ou será que momentaneamente S. Excelência sonhou ou imaginou-se prefeito da cidade vizinha, onde, aí sim, (mesmo que na esteira e graças à grotesca farsa conhecida como o “milagre da hóstia”, patrocinada por um charlatão) o progresso é visível e palpável e o cabalístico número 600 tem tudo pra ser uma realidade ???
Por enquanto, com o desemprego grassando na outrora “cidade-modelo”, bem que os munícipes poderiam dirigir-se ao prefeito do Crato e indagar-lhe a localização das tais 600 empresas, a fim de tentar inserir-se no mercado de trabalho (se cada uma disponibilizar pelo menos 10 míseras vagas, já serão 6.000 novos pais de família a movimentarem a economia da cidade).
Nome e endereço, por favor !!!
Ou é pedir muito ???

Nenhum comentário: