TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Oscar go...

"Com todo respeito a Sergio Mendes, Carlinhos Brown e Carlos Saldanha (foto acima), foi patético ver tanta gente torcer apaixonadamente por um Oscar para “Real in Rio”, uma canção repleta de clichês, cantada em inglês, tema de um filme tão brasileiro quanto “Uma Noite no Rio”, com Carmen Miranda.

Assim como a medalha de ouro que o futebol nunca conquistou em Jogos Olímpicos, o Oscar se tornou objeto de uma veneração quase divina e irracional.

Se o Oscar é importante para a indústria cinematográfica brasileira, seria o caso dela discutir o assunto seriamente. Se não é, deveríamos tratar desta festa com mais humor. A seriedade e, pior, o ufanismo nas últimas semanas por causa de “Real in Rio” beirou o ridículo". O texto de Maurício Stycer (colunista de TV da FSP que é ótimo quando não tá falando do BBBosta) vai direto na ferida. Aqui na cidade da Bahia só faltaram decretar feriado antecipado caso Carlinhos Brown ganhasse o prêmio. Afinal de contas não era o Brasil que iria ganhar o Oas car mas o trio de compositores (com uma norte-americana no meio, inclusive). O Oscar não é uma Copa do Mundo ou uma Olimpíadas onde países concorrem por medalhas. A coisa mais parecida com isso é o prêmio pra melhor filme estrangeiro que por sinal tem o maior competidor fora da competição. Na hora de se ufanar por besteiras é melhor dar um tempo e pensar um pouquinho. Menas, torcida brasileira, menas.

4 comentários:

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

Acompanho com interesse os festivais de Cannes e Sundance. O OSCAR, com raras excessões, premia "a indústria" cinematográfica. Estamos sem cinema por aqui no cariri todo)e, por isso mesmo, me ví obrigado a comprar cópias piratas (em Recife) da Dama de Ferro, Tudo pelo Poder e A invenção de Hugo Cabret. Os três são bons filmes,mas o do mestre Martins Scorsese é um filme mágico e faz uma homenagem bela ao grande Georges Meliés.

LUIZ CARLOS SALATIEL disse...

A única sala de cinema que tínhamos no Cariri Shopping está fechada para reforma. Um tela de 42 polegadas no meu quarto é que tem se transformado em "quarto" de cinema.

Maurício Tavares disse...

Luiz É uma pena. Mas viva a pirataria!

Admiral disse...

Viva!