TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 21 de outubro de 2014

A hora é de "AGRADECER" - José Nilton Mariano Saraiva

O senhor Arminio Fraga (brasileiro-americano) foi, durante muitos anos, um dos executivos do mega-especulador George Soros (húngaro-americano de 84 anos), que vive de fazer terrorismo no setor financeiro mundial (objetivando ganhos pessoais), tanto que ficou conhecido como o “destruidor de países” (hoje, tá podre de rico). 

É natural, pois, que o referido senhor (Arminio Fraga) tenha absorvido os “ensinamentos” do patrão, daí a facilidade com que trafega no mundo dos especuladores e seja cortejado por gregos e troianos, porquanto com poder de “puxar brasa para a sua sardinha” (da comunidade financeira).

Uma “ajudazinha” que pode viabilizar-materializar tal desiderato (em termos de Brasil) seria conseguir “detonar” de vez com todos os grandes bancos públicos brasileiros (privatizando-os, extinguindo-os ou vendendo-os a preço de banana), a fim que o caminho fique livre para que os grandes bancos internacionais tomem de conta dos destinos da economia de um país candidato a potencia mundial, como o é o nosso amado Brasil.

E isso ficou bastante cristalino quando, ao ser recentemente questionado sobre o papel dos bancos públicos brasileiros, foi taxativo:

Eu vejo esse campo hoje com a luz bem vermelha na área bancária. O Brasil tem três bancos públicos gigantes em atuação — BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica – que nós sabemos da nossa historia, mas da história universal dos bancos públicos que esse é um modelo que não é favorável ao crescimento e ao desenvolvimento com D maiúsculo. Ele tende a ser capturado por interesses públicos e privados, ele tende a alocar mal o capital e com freqüência acumular prejuízos enormes também. Eu acho que essa área precisa de uma correção de rumo. Não tô advogando aqui fechar o BNDES ou coisa do gênero, mas penso que os bancos públicos precisam ser administrados com padrões muito mais rígidos. PROVAVELMENTE VAI CHEGAR UM PONTO QUE VAI FICAR CLARO ATÉ QUE ELES TALVEZ NÃO TENHAM TANTAS FUNÇÕES. NÃO SEI O QUE VAI SOBRAR NO FINAL DA LINHA, TALVEZ NÃO MUITO”.

Agora, e aqui pra nós, circunscrevendo-se a apenas UMA ÁREA de atuação, vejamos a utilidade desses bancos: o Banco do Brasil é o principal operador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece crédito ao agricultor familiar e tem como objetivo fortalecer suas atividades, integrando-o à cadeia do agronegócio e aumentando sua renda. Nos últimos 12 anos, o programa chegou a todo o Brasil e teve seu volume de crédito multiplicado em mais de dez vezes, saltando de R$ 2,2 bilhões em 2002/2003 para R$ 24,1 bilhões em 2014/2015.

O BNDES ao longo dos anos tem atuado eficientemente no financiamento dos portentosos projetos relacionados à infra-estrutura do país - portos, transposição do São Francisco, aeroportos, ferrovias, hidroelétricas, siderúrgicas e por aí vai, bem como às indústrias, de médio de grande porte, a juros prá lá de subsidiados.

Na Caixa Econômica, o programa “Minha Casa, Minha Vida” marcha célere para permitir que milhões e milhões de brasileiros se livrem do aluguel e realizem o acalentado sonho da casa própria, também com juros fortemente subsidiados pelo Governo.

Voltando ao fio da meada, fato é que, após a repercussão pra lá de negativa da fala (sincera) do senhor Arminio Fraga, o comitê de campanha do PSDB obrigou-o a vir a público desdizer tudo o que dissera e a – incrível – tecer loas (insinceramente) aos bancos públicos e dizer da  sua importância para o desenvolvimento do país .

Alfim, cabe indagar-lhe: você, eleitor brasileiro que se preocupa com o destino do nosso Brasil, vai subir nessa barca furada, ou vai dispensá-la e comovidamente “AGRADECER” de coração ao senhor Armínio Fraga por nos ter mostrado o perigo que será a eleição do playboy do Leblon, senhor Aécio Neves ???


PENSE NISSO (antes de depositar seu voto na urna) !!!

Nenhum comentário: