Missa reúne trezentas pessoas
A campanha para salvar o Rio Batateiras teve, na manhã de ontem, um importante ato, com a celebração de missa oficiada pelo bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Pânico, no leito do rio, localizado na Reserva Ecológica do Sítio Fundão. Presentes muitas autoridades relacionadas à questão ambiental e afim, a exemplo de Eraldo Oliveira (diretor regional do IBAMA), Jackson Antero (chefe da APA Araripe), Nivaldo Oliveira (secretário de Meio Ambiente do Crato), Pierre Gervaiseau (Fundação Araripe), Capitão Leoni Grangeiro (Corpo de Bombeiros do Crato), Luiz Carlos Salatiel (Partido Verde), Arlene Pessoa (pró-reitora adjunta de Extensão da URCA), João do Crato (cantor), Claire Ann Viana (COGERH), dentre outras. As emissoras de TV Verdes Mares e Verde Vale, a Rádio Educadora do Cariri e o Jornal Diário do Nordeste fizeram a cobertura do evento. O público presente, estimado em cerca de trezentas pessoas, foi formado por professores e alunos de várias escolas públicas do Crato e escolas de ensino superior do Cariri, como URCA e CEFET, além de autoridades e representantes da sociedade organizada.
Dom Fernando, na sua homilia, ressaltou a importância do rio Batateiras para o equilíbrio do ecossistema local, como fonte de vida para a fauna e a flora, além de sustentáculo de atividades econômicas, principalmente para a população ribeirinha. Exortou a todos para o engajamento decisivo na campanha, alertando que a defesa do meio ambiente é hoje, mais do que nunca, missão profética, que visa anunciar o bem e denunciar o mal. Enfatizou, ainda, que salvar o rio Batateiras é uma questão, também, de Justiça, literalmente, visto que “se as águas estão presas, só a Justiça pode soltá-las”.
Em seguida, aconteceu uma reunião, mediada por Dom Fernando, reunindo as autoridades presentes, com o objetivo de discutir e definir um plano de ação para impulsionar a campanha. Na oportunidade, foi formado um grupo de trabalho para elaboração de um estudo que venha subsidiar as ações em defesa do rio, a ser coordenado pela Secretária de Meio Ambiente do Crato, Universidade Regional do Cariri e Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará. Uma primeira reunião deste grupo ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 13 de novembro, às 15 horas, na sede da APA Araripe, em Crato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário