TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 14 de abril de 2009

Dom Luiz Flávio Cappio será homenageado na Alemanha


(Fonte: site da Diocese de Crato: www.diocesedecrato.org.br/)


O bispo vai receber o "Prêmio Kant, de Cidadão do Mundo", que é concedido – pela terceira vez – a personalidades que se destacam pelo engajamento corajoso na defesa de grupos sociais marginalizados política e socialmente.
O bispo da diocese baiana de Barra (BA), Dom Luiz Cappio, vai receber no dia 9 de maio, na cidade de Freiburg, na Alemanha, o “Prêmio Kant, de Cidadão do Mundo”, oferecido pela Fundação Kant. A última homenagem outorgada ao bispo franciscano foi o “Prêmio Pax Christi”, em outubro de 2008. Além da Alemanha, Dom Cappio terá na Europa uma extensa agenda de visitas e encontros, em busca de apoio em sua luta em defesa do rio São Francisco e do Semi-árido brasileiro.
A programação inclui uma série de encontros com políticos, representantes religiosos e da sociedade civil, que na ocasião do jejum de Dom Luiz, em 2007, manifestaram solidariedade ao bispo e apoiaram a causa. Na época, eles enviaram mais de 20.000 e-mails ao gabinete da Presidência da República e ao Ministério da Integração Nacional, órgão do governo responsável pela obra da transposição do rio. Dom Luiz deve visitar também o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, na cidade francesa de Strasbourg.

2 comentários:

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Armando: o personagem e o tema. COm este bispo ficou difícil separar. Isso se apenas nos aprisionarmos no efeito mídia que ele afinal buscou. Mas nem isso o resume. Ele tem algo além. Faz parte de uma radicalidade humana que pode ter exagero, pode ter um certo grau de loucura, mas tem um apelo enorme para este reducionismo consumista e raivoso do cotidiano. E nisso, é um defeito de raiz, tenho uma enorme simpatia com aqueles que irrompem na mesmice das manhãs aprisionadas a uma só rotina.

Armando Rafael disse...

(São Mateus, cap. XIII, v. de 54 a 58).

"E, tendo vindo para a sua terra, os instruía em suas sinagogas, de sorte que tomados de admiração, eles diziam: De onde vieram para este essa sabedoria e esses milagres?
– Não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não estão todas entre nós? De onde vem, pois, a este todas essas coisas?
– E assim faziam dele um objeto de escândalo. Mas Jesus lhes disse: “Um profeta não é desonrado senão em sua terra e em sua casa”.