TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Materialismo Histórico

Alguns alunos me perguntam e pedem que eu explique de forma simplificada o que é o Materialismo Histórico. Isso não é tarefa simples.

Tentarei começar uma discussão, mesmo sabendo que não é num blog que dá para se explicar a questão.

O termo Materialismo Histórico é utilizado para designar a teoria e o método de interpretação da História proposto por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Sabe-se que nenhum deles ostentou a condição de “historiador”, inclusive foram excluídos do âmbito acadêmico e científico de sua época, sofrendo perseguição policial e política.

É inegável que o marxismo sofreu forte crítica nos meios acadêmicos devido à crise do chamado “socialismo real”. Baseado no fato que os regimes que se intitulavam socialistas terem como ideologia oficial o marxismo-leninismo, com a derrocada dos mesmos, a teoria marxista foi proclamada obsoleta pela imprensa burguesa e assim considerada por muitos no mundo acadêmico. No entanto, antes dessa “última” crise do marxismo, é válido lembrarmos que, em muitas outras ocasiões tal concepção foi assim considerada. Em 1908, Vladimir Ilich Ulianov, conhecido como Lênin (LENINE, V. I. Marxismo e Revisionismo, in: Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1979, p. 40-46.) se colocava sobre a questão:

"Inútil falar da ciência e da filosofias burguesas, ensinadas escolasticamente pelos professores oficiais para embrutecer as novas gerações das classes possuídoras e ‘amestrá-las’ contra os inimigos de fora e de dentro. Esta ciência não quer nem ouvir falar de marxismo, declarando-o refutado e destruído; tanto os jovens homens de ciência que fazem carreira refutando o socialismo, como os velhos decrépitos, guardiães dos legados de toda a espécie de ‘sistemas’ caducos, se lançam sobre Marx com o mesmo zelo."

Depois, se alguém se interessar, eu volto a discutir o tema.


Nenhum comentário: