Desabafos, desafios e perspectivas do prefeito de Juazeiro do Norte/CE
"A minha eleição significou a ruptura do eleitorado juazeirense com um modelo de administração que foi incapaz de acompanhar o crescimento vertiginoso da cidade."
Em entrevista ao Blog Mentes Discrepantes, o atual prefeito da cidade de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, revela qual era a situação da prefeitura, quando tomou posse do cargo, rebate as críticas da imprensa e revela os planos para a cidade.
Mentes Discrepantes: Em Outubro de 2008, os juazeirenses foram às urnas e elegeram o senhor como prefeito da cidade. Quais as dificuldades e prazeres de governar uma cidade como Juazeiro do Norte, tendo em vista o histórico político e social, e o crescimento absurdo pelo qual ela passa?
Manoel Santana: A minha eleição significou a ruptura do eleitorado juazeirense com um modelo de administração que foi incapaz de acompanhar o crescimento vertiginoso da cidade. Ao longo de vários anos formou-se uma demanda reprimida em todos os setores e serviços da cidade; deste modo faltam escolas, postos de saúde, mercados, áreas de lazer, infra-estrutura e até recursos humanos agravados por uma arrecadação baixa, sonegação etc. Essas são as dificuldades principais, a parte boa fica por conta de ver os resultados que começam a aparecer: compramos um hospital, construímos 3 unidades de saúde na zona rural, inauguramos a UP (unidade de pronto atendimento) Frei Jeremias, concluímos uma grande escola na Vila Nova, estamos reformando e ampliando 58 escolas, através de uma terceirização vamos reformar três mercados e construir um novo entre outras coisas.
MD: Ao assumir a prefeitura, a população ficou um pouco estarrecida com o seu pedido de três meses para que, assim, pudesse realmente começar a trabalhar pela cidade. O que o senhor encontrou na prefeitura ao assumir o cargo? Qual a verdadeira situação da mesma? Ao seu ver, seria possível fazer uma avaliação positiva ou negativa?
Manoel Santana: A prefeitura tem problemas crônicos que foram passando de uma administração para outra, crescendo como uma bola de neve. A administração publica é como um "monstro" se você não dominá-lo ele te devora. Essa luta se dá no cotidiano; Encontramos funcionários desmotivados; a falta de um corpo técnico qualificado no município e o pior de todos os problemas a queda da arrecadação por conta da crise financeira internacional que ainda hoje persiste.
MD: A mídia juazeirense não poupava esforços quando o assunto era criticar a sua administração. Primeiro, afirmaram que a cidade estaria abandonada; segundo, que o senhor não teria capacidade de administrar uma cidade tão grande e importante. Qual a sua visão sobre essas críticas?
Manoel Santana: A imprensa de Juazeiro tem dono, e obviamente tem lado, aqueles que perderam as eleições e tem projeto pessoal, não se conformam com a derrota que sofreram nas urnas e tem um objetivo claro; inviabilizar o governo municipal para criar um ambiente favorável a sua volta, na medida em que começamos a atender reivindicações históricas da cidade, problemas que eles criaram e estamos resolvendo, como por exemplo a ordenação dos espaços urbanos, mudança da feira do peixe e da feira da rua São Paulo, entre outros o desespero toma conta deles e saem da crítica propositiva para a mentira a calúnia a difamação a baixaria própria daqueles que não tem projeto para a cidade.
MD: Juazeiro do Norte é conhecida nacional e internacionalmente pela figura do Padre Cícero, e o episódio do milagre da hóstia que se transformou em sangue na boca da beata Maria de Araújo. Como desenvolver o turismo, economia e modernizar uma cidade tão ligada à religião e com traços tão interioranos, sem ferir os costumes da sociedade? Qual a maior dificuldade nesse aspecto?
Manoel Santana: Nós levamos o nome de Juazeiro nos principais eventos do turismo do Brasil e hoje nossa cidade faz parte do roteiro turístico brasileiro definido pelo governo federal, conferindo ao nosso município um status diferenciado e tornando-o referência para aqueles que fazem turismo. A outra parte diz respeito a criar uma infra-estrutura adequada ao turismo isso já está sendo feito com várias obras em parceria com o governo estadual e federal, entre elas destaco as seguintes atividade: conclusão do centro de apoio aos romeiros, projeto do roteiro da fé, anel viário, asfaltamento das principais ruas da cidade(Av. Ailton Gomes, rua São Paulo, São Benedito, São Pedro, etc.), conclusão da praça Padre Cicero, será reiniciada em Abril a praça Feijó de Sá, obras do centenário (estacionamento dos romeiros, praça do marco zero, portais da cidade) entre outras.
MD: Março é conhecido, principalmente pelos juazeirenses, pelo aniversário do patriarca da cidade de Juazeiro do Norte, o Padre Cícero. Pelo símbolo e marco que representa para a cidade, o senhor se inspira nesse homem em algum aspecto para administrar a cidade?
Manoel Santana: Dois aspectos importantes da vida do padre Cícero a opção preferencial pelos pobres, norteado suas ações como religioso e como administrador e a sua capacidade de articulação política fazendo Juazeiro ser referencia nacional precocemente, além do compromisso com a defesa do meio ambiente. Não tenha duvida que o padre Cícero é uma fonte de inspiração. Historicamente vou tentar resgatar alguns atos administrativos do nosso patriarca e primeiro prefeito para que a população tenha conhecimento.
MD: O centenário de Juazeiro do Norte se aproxima. Quais os planos da prefeitura para comemorar esta data?
Manoel Santana: Fizemos vários debates sobre o assunto e ainda estamos colhendo idéias, dividimos os projetos em: projetos de infra-estrutura; projetos culturais; projetos artísticos. Em resumo, nos projetos estruturais estão: construção de cinco arcos ou portais nas entradas da cidade, marco zero, av. Beira Rio, e o anel viário; projetos culturais edições de livros novos sobre o padre Cícero e reedição de livros importantes já esgotados; por fim em uma festa de centenário não pode faltar muitas festas exaltando principalmente valores da cultura popular e tradições locais. Estamos abertos a novas sugestões. Conseguimos garantir já a maior parte dos recursos para viabilizar esses projetos graças ao apoio do deputado José Guimarães.
MD: Uma mensagem para os juazeirenses e leitores do Blog Mentes Discrepantes.
Manoel Santana: Eu acredito em um futuro melhor para esta cidade e seus moradores, estamos trabalhando por isso, Juazeiro hoje é a segunda cidade do Ceará que tem mais recursos empenhados para obras que vão das atividades esportivas a urbanização. O sucesso deste projeto depende do apoio do povo que verdadeiramente ama essa terra. Estou a disposição para mostrar em detalhes todos os projetos que mencionei, estou, igualmente a disposição para receber sugestões e as criticas propositiva. Obrigado pela oportunidade e um forte abraço.
Obs: Os créditos das imagens aqui postadas, pertencem aos seus respectivos detentores.
Crédito da entrevista: Isaac Macêdo
www.isaacmacedo.blogspot.com
4 comentários:
Ate agora nào to vendo nada. Ruas em pessimas condições, professores sem destino, alunos prejudicados. E nào vejo nenhum investimento na cidade. Amigos meus que vem de sao paulo me perguntam.cadê o prefeito, aqui não tem não. fico com vergonha da politica do juazeiro. uma cidade prospera de negocios e nada.
Quero ver trbalho seu prefeito. anda desfilando com uma menininha nas ruas pra fzer a media. Seu pai realmente teria uma grande decepção com essa sua adminsitração, EMPREGAR PESSOAS DE OUTRAS CIDADES AQUI ENQUANTO JUAZEIRO ESTA REPLEETOS DE PROFISSIONAIS COMPETETNES. EU SEI QUE VEIO ENGENHEIROS DE SOBRAL SO PRA COMER O DINHEIRO AQUI. E ESSA DE CONCURSO NAO COLA, ENTRA MUITA PEIXADA. E FALANDO NISSO SUAS PROPRINAS QUE SAO OFERCIDAS AO VEREADORES NO INICIO DO MANDATO PARA ACEITA A FATIMA QUE VEIO DE FORTALEZA, 80 MIL PRA CADA UM. TODOS SABEM. PEDE PRA SAIR , VC NÁO TEM CAPACIDADE DE SER LEAL AO POVO JUAZEIRENSE. QUREMOS UM PLOITICO DE VERGONHA.
VC É UMA HUMILHACAO AO POVO JUAZEIRENSE NESTA PROXIMIDADE AO CENTENARIO.
Quem vê o prefeito de Juazeiro perigrinando pelos gabinetes de Brasília à procura de melhorias para sua cidade, sabe o quanto tem trabalhado para romper barreiras no sentido de fazer uma administração positiva.
Receber uma cidade da maneira como recebeu, ainda vai demorar muito a se percerber os frutos da sua luta, e só pessoas bem intencionadas tem a sensibilidade de reconhecer o seu trabalho.
Lute Dr. Santana, e se possível pode desfilar com uma menininha pelas ruas de Juazeiro, e deixe os machos pra quem realmente goste do produto, pois quem realmente nutre algum sentimento pela cidade, há de estar atento para as boas coisas que poderão dar uma projeção ao municipio.
Postar um comentário