TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 31 de julho de 2007

Vida !


Amigos,

Estava faltando responder ainda à chamada geral deste Blog um dos mais criativos e originais compositores brasileiros, o cratense Abidoral Jamacaru.Reconhecido e citado piblicamente por artistas como Chico Cézar, Zeca Baleiro e Nélson Mota É que como todo gênio, o velho Bida construiu um mundo próprio e o vem tentando colocar no lugar deste outro tão insulso e apoético.Como Bispo do Rosário , neste trabalho de construção/desconstrução, ele montou o cenário e a belíssima trilha musical do novo planeta. Pois bem, está finalmente terminado ( pronto para prensagem) o seu terceiro CD que tem ainda o nome provisório de Bárbara .Dono de uma extensa obra musical salta-nos aos olhos a iniquidade cultural brasileira, quando permite que a oxente music lance trash-discs todo dia e a obra de um compositor do porte de Abidoral durma no anonimato.Mas, mesmo a fórceps, seu terceiro filho está prestes a nascer, para encanto do Cariri. Este vídeo(algo noir ao contrário do CD) mostra uma das suas mais bonitas interpretações no novo disco, a música VIDA, um sensível Hino à preservação da do planeta Terra.É apenas um pequeno couvert para a lauta ceia que há de vir. BIDA!

3 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Amigo Zé Flávio,

Por coincidência, estou fazendo um filme sobre a vida de Abidoral. Se chamará ABIDORAL JAMACARU - O Homem e o Tempo.

Já filmei bastante coisa.
Gostaria de contar com seu apoio de alguma forma nesse empreendimento em que eu estou sendo o Produtor, Diretor, Cameraman, Motorista, Editor, Sonorizador, ............. rs rs

O filme pretende retratar a geração anterior á minha, quando eu era criança e nunca fui aos festivais.

Abidoral tem sido excelente ator da própria vida, e tenho retratado seu modo de vida simples, seus relatos impressionantes, sua visão de mundo, e sua vida de artista genuinamente caririense e ÚNICO.

Ele fala muitas coisas, daí que eu pretendo tomar depoimentos de muita gente contemporâneo dele, como vc, Zé Nilton, Salatiel e Pachelly, além de outros.

Vamos nos engajar nesse projeto, que, acredite, será uma coisa muito linda, onde não há narrador, as imagens, e os próprios fatos falam por si. Além de retratar a vida e obra desse compositor.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Anônimo disse...

Faltava a presença do Abidoral no blog. É um dos ícones da arte musical caririense dessa geração que contruiu a nossa trilha sonora.
Vou aguardar o CD com uma expectativa positiva.

socorro moreira disse...

Abidoral.Morava vizinho ao Colégio São João Bosco, onde eu estudava, na adolescência.Meu olhar nunca resistia... espiava o interior daquela casa, todo dia que por lá passava... Era o olhar do meu caminho! Achava em Abidoral, uma ligeira tristeza,um olhar , levemente encabulado,e muito sério! Cresci, zarpei,voltei! E encontro Abidoral já famoso.Valeu aquele exercício diário, buscando sons e poesia. Metade de Abidoral é do povo ...a outra metade também!Nos encontramos quase todas as manhãs, quando ele termina o ritual de regar as plantas, e lavar a calçada.Roubo-lhe o frescor do seu dia... a simplicidade e pureza da sua alma! Aí, tomamos o rumo do Mercado pra tomar café com tapioca, no quiosque da Vera.Rola enquanto isso, uns papos musicais, uns papos familiares, uns papos de amigos, que se entendem, amam e confiam! Embora essa intimidade afetiva, toda vez que escuto sua música é uma nova emoção...parece sempre a primeira vez...parece sempre, que nunca escutei!