TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Uma musa chamada WANDA !


Depois de algumas postagens no Cariricult que revelaram Wanda Medeiros como símbolo da beleza cratense, fiz um contato com ela, via e-mail, que me propiciou esta estrevista agora publicada:

CaririCult: Como era, saindo da adolescência, encarar um concurso de Miss Ceará?

Um concurso de Miss era um acontecimento espetacular. Eu estava com 17 anos, morando no interior do ceará, e esta disputa, como aconteceu para mim, foi um conto de fadas. A cidade inteira se envolveu. Eu me senti fazendo parte de uma “acontecimento” e sendo a " REPRESENTANTE" da minha cidade. Foi muito bom!

CaririCult: A família apoiava? Só era alegria ou você teve alguma decepção nos concursos?

A minha família me apoiava e me apoiou sempre. Meu pai um dia me chamou e disse que se era meu desejo ele estaria do meu lado.

Decepção... Propriamente, eu não tive! Talvez alguns acontecimentos que me fizeram pensar melhor e...

CaririCult: A disputa era acirrada?

Era acirrada sim. Nos anos 60 os concursos eram muito prestigiados e era muito importante ganhar. Logicamente, todas queriam. Era muito difícil para todas nós.

Apesar disso, foi muito prazeroso, nós nos divertíamos muito e no final... Ganhar era o que mais importava!.

CaririCult: Como convivia com assédio?

Era diferente de hoje. Era mais elegante. Até certo ponto era bom, somente quando começava o exagero é que a coisa pegava e ai era complicado.

CaririCult: A beleza ajuda sempre? Quando atrapalha?

Geralmente ajuda. À primeira vista uma figura bonita é aceita, dai depende de cada um se mostrar e continuar sendo o que é. Atrapalha quando o outro não consegue enxergar a tua pessoa n'aquela figura bonita.

CaririCult:O que voce fez depois que saiu do Crato?

Eu sai do Crato em 1964 quando me casei e fui morar em Fortaleza. Ai tive meus filhos e vivi como uma pessoa comum(que sou). A família é a coisa mais importante para mim e eu me dedico de tempo integral a cuidar dela. Depois vim morar em Sao Paulo onde bem mais tarde cursei a faculdade e fiz especialização. É onde moro atualmente.

CaririCult: Quantos casamentos? Quantos filhos?

Eu me casei somente uma vez. Tenho três filhos e quatro netos.

CaririCult: Como voce vai encarar a terceira idade(melhor idade)?

Na verdade, já estou encarando sem pensar muito.Tenho 64 anos e cada dia ainda vivencio uma nova experiência.Alguma coisa a gente perde e ganha outras –como esse negócio de ser avó. Procuro não perder o bom humor.

CaririCult O que pensa da desigualdade social no pais, da fome no mundo,da agressão ao planeta(efeito estufa, etc)?

A desigualdade social no nosso país e a fome no mundo são feridas muito profundas na humanidade. Sabemos ( e é pra sentir vergonha) que é a falta de vontade política que não resolve ou pelo menos ameniza estes dois grandes problemas .

Convivo com pessoas que trabalham por todo o mundo, ajudando e desenvolvendo programas para instrumentalizar as comunidades, a fim de quesejam auto-suficientes e promovam o seu próprio desenvolvimento.

Eu penso que é por ai : educação, esclarecimentos e orientação! Esperar pela vontade dos políticos... NAO DÁ!

A agressão ao planeta, eu penso que vai pelo mesmo caminho. Temos que pensar juntos o que fazer para restaurar e conservar o que ainda nos resta.

Do efeito estufa, eu sou informada como a maioria das pessoas. Mudancas climáticas através dos tempos e ainda mais agravadas pelo descuido com o meio ambiente, a produção dos gases, aumento da temperatura e conseqüente nível do mar.Tudo isso é assustador .Novamente, penso que a conscientização -pela educação, pelo exemplo, pelo cuidado-, possa deter um pouco esse monstro aterrador que vem destruindo nosso planeta.

CaririCult: O que são Deus, a morte, a vida após a morte?

Para mim Deus é o Criador, nos fez responsáveis por nossas ações com o livre arbítrio. Sou católica e, como tal, acredito na vida após a morte.

A morte, com certeza, amedronta, a minha ou a de alguém querido.

CaririCult: Quais são as suas lembranças do Crato?

O Crato é a minha casa, o meu referencial de vida. O berço e onde aprendi e pude exercitar os valores morais formando o meu caráter, a minha personalidade e minha forma de ser no mundo.

As minhas lembranças vão desde a infância: o parque (como era no principio),o Grupo escolar, o Colégio Santa Tereza, as Bandeirantes, as festas do Instituto Brasil Estados Unidos -que movimentavam a moçada; as tertúlias e as festas de Sao João; mais festas no Crato Tenis Club; as voltinhas na Praça Siqueira Campos e muitos etcéteras.

Como podem ver, era uma vida movimentada. Daí, tenho boas lembranças; A triste foi o desaparecimento do meu pai.

CaririCult: Quer acrescentar algo?

Aproveito o espaço para continuar com as lembranças que se foram ...

E um apelo para aqueles que nas próximas eleições forem eleitos: cuidem da nossa cidade! Não apaguem ou deixem apagar os melhores referenciais para que aqueles que voltarem ainda reconhecerem o Crato como sua casa.

Quero louvar aos que ficaram e continuam levando avante toda a parte cultural e intelectual que fez do Crato a Princesa do Cariri.

CaririCult: Nós é que lhes somos gratos, Wanda!

Um comentário:

Glória disse...

Que legal, Salatiel ! matou a curiosidade dos visitantes do blog sobre a musa tão bonita. Valeu.
Bjo !