Acompanhando as últimas reflexões de Dihelson e Émerson, deixo, dentre os aforismos inspirados de Mário Quintana, um que recupera o diálogo essencial:
"Os dogmas assustam como trovões. E que medo de errar a seqüência dos ritos! Em compensação, Deus é mais simples do que as religiões". (Mário Quintana)
5 comentários:
Que bela foto, Glauco. Bom dia!
A foto vale mais que a discussão. Parabéns, Glauco pela escolha dela. Deus pode estar mais nessa foto do que dentro das igrejas.
Abraços,
DM
Eu, como sempre, fico com o Guimarães Rosa:
"Estremeço. Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra"
Prefiro as minhas próprias:
É vendo as criancinhas da Etiópia, todas morrendo de fome, cadáveres humanos que nada fizeram, em que mais se pode acreditar que um deus existe. Cruel ?
Lembrando a antiga frase católica:
"Nada acontece sem que deus permita. Até uma folha cai porque deus quer."
É vendo um mundo de guerras, onde há povos contra povos e onde o povo abençoado por deus é o que mais vive a guerrear ( os judeus e árabes ), é que se vê a presença de deus. É vendo o caos da vida humana, sem princípios, onde o que é hoje, não é amanhã, é vendo o próprio ser humano, feito de uma gosma fraca de carne, que nasce como um animal, cresce, se multiplica e morre durinho como qualquer outro animal que aí se começa a questionar a existência desse deus tão falado.
Eu, duvidar da existência de deus ? não! só estou lembrando fatos que precisam ser levados em consideração também, e que muitos preferem se "esquecer" desses detalhes e jogar pra debaixo do tapete, pra acreditar melhor na idéia de deus e de uma teoria perfeita.
Dihelson Mendonça
Deus existe e o homem é a única prova que temos da imperfeição de Deus!
Postar um comentário