TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 7 de julho de 2008

PREZADO AMIGO ARMANDO RAFAEL - DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL: O EQUILÍBRIO DESEJADO

ASSIM CAMINHA(RÁ) A HUMANIDADE

Onda emergente que nasce, cresce e se desfaz. Mar que agita, corre e se rebenta na parede do cais. Tempestade que grita e se revolta ainda mais. Ventania que sopra fúria, derruba mastro e destroi a paz. Florestas queimadas pelo fogo do lucro voraz. Troncos cortados pelas mãos invisíveis do “sagrado” mercado. Frutos recolhidos e jogados fora pelas mãos insensíveis manchadas de maximização do lucro-pecado. Solos violentados e transformados em imensos desertos sem uma flor. Rios canalizados e poluídos de lixo e doença sem a bela luz da vida-cor. Ambientes naturais e sociais carregados e contaminados. Homens encaixotados em frias prisões para serem “sucateados”. Pensamentos enraizados, cristalizados e não diluídos. Desejos meninos, errantes e pingentes. Vidas desequilibradas, angustiadas e vazias no interior de muita gente. Sentimentos carentes, insuficientes e assistidos pela mãe-dor. Jornadas sem direção, sem a práxis e visão do Santo-Amor-de-Cristo.
Assim caminha 2/3 da humanidade. Índio sem justiça e terra. Família sem pão e teto. Educação sem sensibilidade e ócio da meditação. Conhecimento sem fé e oração. Exclusão em ritmo veloz devido a intensa e inevitável psico-tecno-globalização. Razão funcional instrumentalizada. Sociedade culturalmente digitalizada, robotizada e hipnotizada. Juventude mal orientada, perdida e drogada. Homem filosoficamente mal formado e explorado. Mulher mal compreendida, desvalorizada e siliconizada. Assim caminha boa parte da humanidade sem rumo perdida numa noite escura a deriva.
Como barco sem capitão
Como vida sem compaixão
Como verdade sem o poder do perdão
Como consciência sem ciência da intuição
Como beija-flor sem beijo na bela flor
Como irmão sofredor sem um ombro amigo consolador
Como rebanho sem pastor
Como devoto sem crer no poder da oração
Como trabalho sem a integração da cooperação
Como mestre sem a paixão da missão
Assim caminha a humanidade.
Com tanta falência
Com tanta carência
Com tanta ciência
Com tanta racional sapiência
E também tanta insensível violência
Assim caminhará infelizmente a humanidade.
Se a paz interior
Se a verdade interior
Se a ciência interior
Se o gozo amoroso interior
Ou seja, se o encontro com o Deus-Amor não for a referência profunda e íntima de insubstituível valor e autotranscendência do Novo Homem Superior. Assim, portanto, caminhará e progredirá, infelizmente, em dor por muito tempo essa humanidade. Quem tiver ouvido...tome uma atitude sensata: Ame de Verdade! Amém!
Prof. Bernardo Melgaço da Silva - (88) 9201-9234

Nenhum comentário: