TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PROFESSOR x EDUCADOR = ENROLADOR X MANTENEDOR

Nesse regime que esta ai de pé, tudo é objeto de comércio, especulação e safadagem. O ensino a educação, os livros, nós professores, os instrumentos culturais, os locais, os jornais, os cinemas, os teatros, os esportes, nada escapa à ambição gulosa dos ganhadores de dinheiro, da mercantilização.
De maneira que essa corja não pode falar em CULTURA, com letras graúdas. CULTURA!
Quase todos os anos os exploradores mudam os livros didáticos, as fardas, as taxas, as matrículas, os preços do papel, dos lápis, canetas, tudo, finalmente. E ainda inventam as "quotas" entre os alunos em compra de presentes para os diretores e mestres. Métodos de ensino, didática, rendimento escolar, freqüência, ano letivo... são outros problemas que só um regime sério poderá solucionar. De um lado temos os professores que de fato gostam do que faz e reclamam pelos baixos salários, de outro temos aqueles que por não fazerem nada deviam ter seus salários reduzidos ou expulsos do quadro de ensino. Organizar o ensino obrigatório e compulsório, fornecendo condições materiais, econômicas e práticas para enquadrar as massas nos roteiros da Ciência e da Cultura, da politização é dever do Estado, porém quem vai criar cobra para depois ser picado, este é o discurso da Elite dominante, que se vê com muita freqüência nas IES, ou realmente é verdade, ou os professores incompetentes usam-no como uma saidinha de sua incapacidade.
O Estado do Ceará é o estado que menos faz concursos públicos, e que mais se tem funcionários entrando em órgão públicos, estaduais e municipais com jeitinho, jeitinho não! Safadeza política.
È inaceitável vivermos em pleno século XXI, e assistirmos de braços cruzados a volta dos cabides de emprego, onde só se penduram incompetentes, que além de roubarem o dinheiro nosso não prestam nenhum serviço de qualidade ao povo. Só querem se dar bem! È o individualismo reinando no Ceará!
O homem individualista é produto da luta de classes do regime capitalista, da liberdade individual, privada; daí a guerra implacável, diária, contra o semelhante, para ver quem junta mais riqueza; mata; furta, rouba e explora, tudo faz para adquirir ou ganhar o vil metal.
Tudo pode acontecer pois especialmente no Ceará há condições ou influências para isso. Há ambiente. Tudo ajuda. Hoje senta-se na mesma mesa quem, ganhou e quem perdeu. E os que balançavam suas bandeiras onde estão? Daí o atraso social e pobreza para muitos e boa vida para aqueles que são os mais práticos, seguros, ferozes, sabidos e frios, levando de roldão todos os princípios morais e teóricos de igualdade, fraternidade e liberdade. Daí as contradições, prega-se uma coisa e se faz outra; prega-se a paz e vem a guerra... È a tal dialética.

Saudações Geopolíticas!
João Ludgero - Geógrafo

2 comentários:

Domingos Barroso disse...

Meu caro, A indignação
é uma virtude dos grandes!
Parabéns, abraços.

João Ludgero Sobreira Neto Ludgero disse...

Foi boa Domingos como um bom poeta você compreendeu o meu momento.

Saudações
Ludgero