Madonna no Brasil
A Volta do Simulacro
A cultura pop é uma imensa rede de esgotos que retroalimenta, através da reificação do inútil e do efêmero, o panteão das imbecilidades do mundo contemporâneo. Um dos maiores ícones dessa putrefação ence-fálica a céu aberto é Madonna, que volta ao Brasil depois de quinze anos, com a bunda sentada em uma lista patética de exigências e a vagina aberta por sobre um circo tecnológico capaz de fornicar a idiotice de sua platéia por cerca de duas horas e parir milhões de dólares em poucos segundos.
Alguns a chamam de diva. Outros dizem que ela é a musa do pop. Mas de fato o que ela é na realidade é uma cantora de quinta categoria com embalagem midiática típica das propagandas de quinquilharias eletrônicas japonesas, sempre prontas e predestinadas a serem falsificadas na China, sem dúvidas. Mas essa parte ela segue como um sacramento, com postura de um fanático, desses que se encontra em qualquer templo. Madonna se falsifica a cada disco lançado, a cada show estrelado. Ela é o simulacro do simulacro, em plena propriedade do pastiche, desde seu primeiro ganido entendido como canto.
Mas ela não está só, a sua espécie se reproduz assustadoramente. Com ingressos que vão de 180 a 600 reais, fora da indústria dos cambistas, existem pessoas acampadas para comprá-los. O que é natural em um país em que Caetano Veloso, um dos monumentos culturais brasileiros, após ter excursionado ao lado de Roberto Carlos Brega, afirmar categoricamente, em um ciclo de palestras sobre a cultura brasileira promovida pela Folha de São Paulo, que a banda Calypso revolucionou o pop brasileiro.
De fato, esse é o momento do monumento, tão sólido quanto dolente, tão duradouro quanto uma pedra de crack. Essa é a retroalimentação da barbárie cultural high-tech. Monumentos copulam monumentos e procriam monumentozinhos tarados, pervertidos, esquizofrênicos, com transtornos de personalidades, deslumbrados com o número de acessos e comentários ou preocupados com a pirataria cultural. Em sua lista de exigências, Madonna dá o ar inequívoco de sua religiosidade contemporânea ao colocar em um pedestal existencial o assento do aparelho sanitário. Esse é, sem dúvidas, o maior monumento contemporâneo.
Ela exige que todos os assentos sejam novos e avisa que, depois de usados, eles serão levados por sua equipe. Isso é o que se chama de bagagem cultural do mundo pop, a cagada monumental. O assento do vaso sanitário deixa vestígios da nossa reles condição humana. Mitografando então o assento, o cu passa a ser, apenas, uma possibilidade do plausível, o que transforma de imediato a bosta em objeto de tese das linhagens científicas, religiosas e sentimentais, conservadoras ou progressistas. Eis Madonna em seu sagrado quarto de despejo, elaborando artísticas conjecturas de esterco.
Até nisso Madonna é perfeita. Ao mesmo tempo em que ela não quer deixar vestígios de sua verdadeira obra, levando consigo os assentos sanitários e derivados, ela exige que em sua passagem pelo Brasil, apenas 13 pessoas podem dirigir palavras a ela, ou seja, só ela tem o direito de falar suas merdas monumentais em terras brasileiras, com direito a deixar vestígios nas paredes e no ventilador. O público adora, pois isso é o que o retroalimenta, uma vez que não existe continência maior em consumir simulacros do que venerar o próprio excremento.
A produção anunciou a mais perfeita parafernália tecnológica, com luz e palco cinematográficos. Um luxo! Um arraso de espetáculo! Tudo perfeito para ser consumido e esquecido na primeira ida ao trono maior. Enquanto isso a água de Madonna vem de Israel e as carnes de ruminantes que irão produzir gases pop em suas entranhas virão de New York e Londres. Os carros que irão transportar a velha rainha do brega, vêm da Alemanha, são todos da montadora Audi. Já a demência que irá pular e gritar nos shows é toda daqui mesmo. Literalmente brasileira, monumentalmente cagada e cuspida.
18 comentários:
Marcos põe o dedo na ferida destes palcos imensos, dos efeitos descomunais, dos espaços de milhões e ao final tudo é o vau de um riacho transformado em rejeitos e dejetos.
Vou virar um ferrenho iconoclasta
Só sobrarão mesmo
João Sabino do Gilberto Gil Ao Vivo 1972
E todas do The Allman Brothers
O que vier é "lucro"...
Valeu José do Vale. Aproveito para pedir permissão apostagem do seu texto sobre Victor Jara em meu blog musical peduvido.
abraços
Pois é poeta,a coisa tá russa, e ela ainda pediu uma cama dupla de casal com pés de couro branco.
valeu, poeta.
Marcos: o senhor não pede manda. Aperta um botão e lá se encontrará.
abraços
josé do vale
Ps. na mudez andei preocupado com você. Nas entrelinhas de textos anteriores pareceu-me que algo na sua vida material (trabalho) ocorrera. Espero que o tempo tenha virado se bem subentendi.
O sujeito que critica Madonna pode até ter muita inteligência e poder semiótico de analise do quea midia produz e vende muito como todas as músicas e filmes efêmeros da diva americana,que poder-se-a chamar a rainha do consumismo ...e seja feliz como puder.Penso que este coemntarista das músicas e do trabalho da Madonna morrede inveja do talento da loura em vender coisas de quinta categoria...
Vou usar agora mesmo.
Pra'gente que é professor de cursinho e de ensino médio, quando chega o final do ano a coisa pega, pois é período de média final e de vestibulares, então a ocupação triplica, o resto está tudo em paz, as médias já foram e restam uns dois vestibulares só, já deu uma aliviada legal.
abraços
Sobre o comentário do Alaércio logo acima, quem conhece o Marcos Leonel como o conhecemos, historicamente sabe que ele não possui a menor inveja dessa "DECADÊNCIA" artística/cultural que se abate sobre a música americana.
Como diria o Chapolim:
"Muito pelo contrário..."
Abraços,
Dihelson Mendonça
mnumental é o texto do lobo. ferino e mordaz e "absolutamente" lúcido. que queimem no inferno madonna e os pentelhos sacrosantos de caetano calypso veloso.
valeu amigo lobo.
hasta la vista
Alaercio Flor, gostei do seu nome, cara, seja bem vindo, faça dessa postagem um jardim ou um arranjo para colocar no camarim de Madonna, se vc conseguir.
Na verdade, Madonna só está aqui por causa da lista de exigências dela, só por isso.
Sei que Madonna tem o poder de transformar tudo o que ela pega em ouro, inclusive de transformar absorvente íntimo em um phallós com duas bolas reluzentes, dentro das calcinhas, mas isso não me impressiona em nada.
Acho, inclusive, que uma cabra velha parida,em pleno sol do sertão, com um fio dental enfiado nos quartos, soltando o peito em dó, canta mais do que ela.
abraços, cara, volte sempre.
The Lupas, poeta das aloprações, de novo no front. Abraços irmão, tenho lido vc sempre. Arranje aí um Dead Kennedys pra Alaercio incenerar a sua flor, sem trocadilhos, claro. hehehehehehe!!!
Dhielson, você é o cara!
Abraços, grande maestro!
Alaercio Flor, gostei do seu nome, cara, seja bem vindo, faça dessa postagem um jardim ou um arranjo para colocar no camarim de Madonna, se vc conseguir.
Na verdade, Madonna só está aqui por causa da lista de exigências dela, só por isso.
Sei que Madonna tem o poder de transformar tudo o que ela pega em ouro, inclusive de transformar absorvente íntimo em um phallós com duas bolas reluzentes, dentro das calcinhas, mas isso não me impressiona em nada.
Acho, inclusive, que uma cabra velha parida,em pleno sol do sertão, com um fio dental enfiado nos quartos, soltando o peito em dó, canta mais do que ela.
abraços, cara, volte sempre.
Ô Bicho brabo!
Eu queria ter um filho assim!
"Raimundo Canavieira"
Valeu, grande Marcos!
DM
Marcos, Zagueirão tá te esperando lá na praça Siqueira Campos, em frento ao Cine Cassino, por sinal do pai dele (Zagueirão), aquele velhinho bacana, Seu Mário.
Tomé, mandou avisar que na próxima semana vai ter campeonato de natação lá no Sesi. Mantenha-se, pois, em forma. E Geraldo Urano vai devolvwer aquele seu disco (LP) de Barry White que você emprestou.Só que Clélio pegou e disse que também vai devolver. Por falar em devolver Aderbal parece que vai devolver o bar do Parque parece que pra Fernando Cururu, e que ele (Fernando Cururu) vai dar umas inovada, contratando a Banda Cariri para fazer uma festas lá de 15 em 15 dias e bla bla bla...
Cara, aí você foi em Parságada e convidou o rei para uma pajelança, em pleno salão de artes no parque, com o som de Boris rolando "Congênito", de Luiz Melodia, enquanto a galera era feliz e sabia.
Escatologicamente de acordo... hehehe
O cara pagar 600 reais pra ver Madonna rebolar aquela bunda branca é sem noção. Se ela fosse pelo menos mais gostosinha...
Deu na Folha que tinha cambista vendendo ingresso vip por 30 reais, porque a procura estava baixa.
Sem contar que ela parece estar para a rainha do pop assim como Xuxa está para a rainha dos baixinhos: anacronicamente brega.
é muito cômodo, alguém que não representa nada pra ninguém e muito menos pra sociedade como você, falar de pessoas que estão literalmente cagando e andando pro que você pensa. Enquanto voce está ae gastando palavras bonitas tiradas de artigos baratos e cheirando a naftalina, a Madonna vive a invejada vida dela ganhando rios de dinheiro e mobilizando até os pseudo-intelectuais como você. Que ironia não?
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