TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Museu de Arte de Crato


Dedicado ao Prof.
João Pierre que
publicou um livro
sobre este museu
O Museu de Arte do Crato Vicente Leite foi criado no governo do prefeito Pedro Felício Cavalcanti, em 1974. Seu idealizador foi o artista R.Pedrosa. Leva o nome de Vicente Leite, pintor de grande talento, figura de renome nacional na vida artística, nascido em Crato e falecido no Rio de Janeiro em 1941. Ali, estão expostos obras de arte de incalculável valor, a exemplo da escultura em gesso de Celita Vaccani denominada “Venite ad me omnes”, uma imagem de Jesus Cristo de grande beleza. Pertencem ao acervo deste museu 22 telas da pintora Sinhá D’Amora, alta e marcante expressão entre os artistas de sua geração. Merecem destaque, dentre as valiosas obras de arte do Museu Vicente Leite, as seguintes:
- Aquarela “Vista Panorâmica do Crato em 1865”, feita por José Reis de Carvalho, integrante da “Commissão Scientífica de Exploração” – conforme grafia da época – criada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro-IHGB, com a finalidade de explorar o interior de algumas Províncias, devendo fazer coleções de produtos naturais para o Museu Nacional e para os das Províncias” (ver abaixo)
- Dois desenhos a lápis de Pedro Américo um dos maiores e mais famosos pintores do Brasil, que se notabilizou por pintar cenas históricas e épicas, incluindo a do Grito do Ipiranga, que ilustra a cena da Independência do Brasil; - Óleos sobre tela Pino Della Selva, Mazza Francesco, Vicente Leite, Jair Picado, dentre outros.

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Prezado Armando,

Valiosa é a informação que permanece para sempre. É Útil. Por isso, esses textos históricos me são muito caros e edificantes. Devoro-os com o prazer de quem come uma caixa de chocolates.

Abraços,

Dihelson Mendonça