Talvez por isto mesmo Alcebíades tivesse sempre se mostrado tão resistente ao matrimônio: um bicho que rima com demônio. O tempo passara e fora se convertendo num solteirão convicto. Preferia comprar o amor a prestação nas esquinas da vida a pagar a vista no fórum da cidade. Mas quem lá entende os ínvios caminhos do coração? Já coroa, goiabão, conheceu Gisa. Viera trabalhar como garçonete no bar que ele , na companhia dos amigos , freqüentava quase que diariamente. A relação meramente comercial progrediu para uma amizade mais chegada e terminou em namoro. Os amigos , a princípio, botaram lenha na fogueira, só depois, ao perceber a gravidade do incêndio, começaram a chamar o Corpo de Bombeiros. Um pouco por acreditarem que não era a pessoa mais adequada para ele -- ela já andara esquentando os lençóis de vários da galera , antes do namoro se firmar – e muito pelo temor de perderem o companheiro de noitadas e madrugadas. Os extintores de incêndio, no entanto, chegaram tarde demais. Alcy, como o chamavam os amigos, resolvera definitivamente juntar as escovas de dentes com Gisa, um mês depois de se conhecerem. Afinal, como agora já racionalizava, casamento é como circo ruim, os que estão fora querem entrar para ver o espetáculo e os que estão dentro querem sair. Ele resolvera entupigaitar e subir no picadeiro, afinal, o palhaço, o que é ? O único empecilho agora eram os sinais premonitórios desfavoráveis.
Primeiro sua mãe não engoliu a nora, achou-a vulgar e parecer de mãe soa pior que praga de urubu. No dia do casamento a costureira não entregou o vestido de Gisa a tempo e ela, aos prantos, teve que ir à igreja com uma saia plissada e uma blusinha comum. O padre fez a cerimônia às carreiras e untou os noivos com água benta lançada de um vidro velho de Leite de Rosas. Quase não conseguem, num sábado, encontrar o juiz para proceder ao casamento civil. O meritíssimo estava numa carraspana danada , falava engrolado de não se compreender e junto a cada palavra que emitia aspergia farofa pelos cantos da boca. A noite de núpcias foi transferida praticamente para o banheiro da casinha de Alcy, acredita-se que os salgadinhos de D. Lúcia estavam quiabados, havendo necessidade de uma mudança total na área de serviços de Gisa & Alcy.
Hoje, já velhinhos, Alcy & Gisa contemplam os filhos e netos que se espraiam no quintal de casa e não compreendem como, com tantos sinais premonitórios contrários, estejam juntos por mais de trinta anos. Mesmo depois de alguns arranca-rabos, um sem-número de caras feias e outros tantos pega-prá-capar. Ali estão, próximos, respeitáveis, felizes. Como pôde tudo aquilo acontecer, quando o que se previa era o incêndio vertiginoso do circo ? Inescrutáveis veredas da vida ! Ao invés da catástrofe assistiu-se ao justíssimo equilíbrio dos pés no balanço da corda bamba; às circunvoluções aéreas quase que matemáticas dos malabares e ao encaixe perfeito dos braços no salto de trapézio sem rede de proteção .
J. Flávio Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário