TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Não há perdão para o chato

Cazuza

Respeito o cara que é padre
Porque não sente tesão
Respeito quem rouba com fome
Quem consegue dizer não
Tem o meu respeito quem pede esmola
Quem ganha a sua mesada
Mas tem que ser mão aberta
Com a rapaziada

Só não há perdão para o chato
Perdão para o chato
Não há perdão
O reino dos céus é do chato
Do chato, do chato
Do otário e do cagão

Respeito quem é radical
Respeito quem ama errado
Respeito o cara careta
E o cara exagerado
Quem não gosta de criança
E quer viver solitário
Quem odeia rock'n'roll
Mas gosta de um rebolado

Só não há perdão para o chato
Perdão para o chato
Não há perdão
O reino dos céus é do chato
Do chato, do chato
Do otário e do cagão

Respeito o cara-de-pau
Respeito o mal-humorado
Respeito a quem só reclama
Por ser mal remunerado
Tem o meu respeito quem quebra tudo
Na noite dos desesperados
E também o cara burro
Que sabe ser engraçado

Só não há perdão para o chato
Perdão para o chato
Não há perdão
O reino dos céus é do chato
Do chato, do chato
Do otário e do cagão

Obs.: Este post é dedicado a Socorro Moreira e Domingos Barroso, eles que merecem elogios, mesmo no escuro, porque não são chatos, apesar das paráfrases.

13 comentários:

Domingos Barroso disse...

Meu camarada e meu irmão,
um forte abraço.

Claude Bloc disse...

Carlos Rafael...

Se todos fossem gentis e educados como você, que maravilha viver!!

Socorro não postará mais no CaririCult, nem ao menos o lerá (deletou a conta do Blog). Está havendo nos bastidores um cerceamento aos elogios feitos aqui nos comentários, sobretudo aos textos escritos por mulheres.
Estamos ela e eu bastante chateadas pra não dizer outra coisa. Estou aguardando o retorno de Salatiel para resolver o que fazer. Pensei que aqui fôssemos livres para postar o que escrevemos, independente de sermos GÊNIAS/OS ou não...

Tudo isso tem ocorrido nos bastidores. Mas alguns textos também foram postados com a mesma intenção, apenas covardemente obscurecidos por outros temas.
"Ataque" velado... e não somos tão cegas nem bobas que não tenhamos capacidade de perceber.

Sem mais no momento,
Abraço,
Claude

Maurício Tavares disse...

Querido Carlos Rafael
A chatice é uma questão de ponto-de-vista. NBão considero seus textos odes à alegria, ao humor vital ou à reflexão profunda. Quanto á paranóia que só as mulheres são atacadas como diz Claude chega a ser risível.Já comentei sobre textos de Dihelson. É uma tentativa de se fazer vítima apelando à questão de gênero. A discussão de gêneros deve ter chegado à UVA. Eva viu a UVA.Meus amigos me consideram uma pessoa dotada de senso humor e de uma certa ironia. Mas os amiguinhos devem se proteger. Criar castelos de areia rodeados de fossos cheios de jacarés. E acho que você daria um ótimo jacaré para proteger os fracos e oprimidos. Vou continuar escrevendo no Blog (embora a Dona Claude esteja esperando Dom Luis chegar da corte para tomar providências).Ai que meda! Acho que seria mais fácil escrever textos interessantes (aquém e além da crítica)do que brincar de dona da bola. Não estou cerceando o elogio de ninguém. De que vale elogios quando não existe espaço para crítica. Continuem elogiando bastante. Só dói quando eu rio!

Marta F. disse...

Estou num dilema, devo ser homem, não me sinto nem um pouco afetada. Absolutamente.
***
Ah, a questão de gênero chegou à região das uvas, aqui já temos vários organismos de defesa dos direitos da mulher, um avanço das 3 esferas de governo e uma conquista do movimento feminino em Petrolina, do qual faço parte há pouco tempo. Sugiro à Claude aproveitar o momento para pensar em fortalecer a categoria que defende, as mulheres do cariri vão te elogiar, certamente.
Um beijo, mademoiselle.

Rafael, excelente o texto, não conhecia esta letra do Cazuza, demais, adorei.

Claude Bloc disse...

A ambos e pela última vez!

Não fui desrespeitosa com nenhum de vocês. Apenas defendi meu ponto de vista.
Creio que respeito é bom e barato.
A UVA tão cinicamente citada é a Universidade Estadual Vale do Acaraú e não está aquém ou além de nenhuma instituição universitária. Nem se presta a brincadeiras de mau gosto ou de duplo sentido.

Em momento algum me arvorei em ser dona da bola. Isto é conclusão sua. Apenas me sinto incomodada por tanta agressividade gratuita.
Não vejo nenhum teor de bom humor em suas palavras, não mesmo!

Não preciso de elogios imerecidos, nem pretendo me imbuir em movimentos ativistas, acho isso muito pouco feminino. Agradeço a sugestão, mas declino!

Tchau definitivo.

Passo a não lê-los mais!

Marta F. disse...

Claude, poderia escrever uma argumentação convincente para te fazer levar a sério a sugestão dada, mas tenha certeza: não te sentirias deslocada na causa das mulheres sem direitos, assim como não me sinto. Hoje o movimento de mulheres não tem mais o estigma do homossexualismo, são mulheres modernas pensando em políticas públicas de inclusão para outras mulheres excluídas do desenvolvimento, do mercado de trabalho, em relações desumanas de desigualdade nos lares e fora deles. É isso, viu?
E retiro o "elogiar"do comentário anterior: as mulheres do Cariri vão te agradecer, certamente.

Boa sorte.

Carlos Rafael Dias disse...

Queridos amigos,

Reitero o que disse o poeta: só não há perdão para o chato.

Abraços e boa Quaresma!

Maurício Tavares disse...

Carlos rafael
a sua insistência em repetir Cazuza está ficando chata (o disco arranhou?). E você como um bom rapaz católico deveria em plena quaresma exercitar a caridade e o perdão.Tenha piedade de mim, um pobre ateu. Mas gostaria de saber se há perdão para os católicos da renovação carismática. acho que Cazuza não os perdoaria tão facilmente. Mas como você se apossou dos versos ...

Maurício Tavares disse...

Para que não fiquemos numa dieta poética limitada pelos versos de cazuza dou minha humilde contribuição colocando na roda Konstantinos Kaváfis primorosamente traduzido por José Paulo Paes. De vez em quando é necessário ler um pouco de boa poesia.Um pouco de boa poesia.

À espera dos bárbaros

O que esperamos na ágora reunidos?

É que os bárbaros chegam hoje.

Por que tanta apatia no senado?
Os senadores não legislam mais?

É que os bárbaros chegam hoje.
Que leis hão de fazer os senadores?
Os bárbaros que chegam as farão.

Por que o imperador se ergueu tão cedo
e de coroa solene se assentou
em seu trono, à porta magna da cidade?

É que os bárbaros chegam hoje.
O nosso imperador conta saudar
o chefe deles. Tem pronto para dar-lhes
um pergaminho no qual estão escritos
muito nomes e títulos.

Por que hoje os dois cônsules e os pretores
usam togas de púrpura, bordadas,
e pulseiras com grandes ametistas
e anéis com tais brilhantes e esmeraldas?
Por que hoje empunham bastões tão preciosos,
de ouro e prata finamente cravejados?

É que os bárbaros chegam hoje,
tais coisas os deslumbram.

Por que não vêm os dignos oradores
derramar o seu verbo como sempre?

É que os bárbaros chegam hoje
e aborrecem arengas, eloquências.

Por que subitamente esta inquietude?
(Que seriedade nas fisionomias!)
Por que tão rápido as ruas se esvaziam
e todos voltam para casa preocupados?

Porque já noite, os bárbaros não v~em
e gente recém-chegada das fronteiras
diz que não há mais bárbaros.

Sem bárbaros o que será de nós?
Ah! eles eram uma solução.

Armando Rafael disse...

Socorro,
Para os que se julgam "importante" só existe um remédio: não dar importância a ele.
Seus escritos são ótimos. Sua sensibilidade e seu talento são reconhecidos pela quase totalidade dos que aqui navegam.
Apesar de pouco comentar, gosto de tudo que você e Claude escrevem.
Volta Socorro, volta...

socorro moreira disse...

“Carlinhos de Socorro”,
(pelo bem que ela te quer!).


Socorro de Domingos, de Salatiel, Zé do Vale, Pachelly, Calazans, Armando, Melgaço, Lupeu, Claude, Dihelson, Abidoral, Zé Flávio, Sávio, Gustavo Rios, Thiago Araripe, Glória, Geraldo Urano, Geraldo Junior, Nicodemos, A. Morais, Ângela Tavares, Irmã Callou, Magali e Carlos, Zilberto Cardoso, Emerson Monteiro, Gustavo Rios, Elmano, Edilma Rocha, Geraldo Urano, Edelson, Amanda, João do Crato, Fabiana, Roberto Jamacaru...
Socorro do Crato, e de tantos outros lugares, e pessoas!
Como diz Salatiel, unanimidade é burrice. E eu tenho pela maioria admiração e grande afeto!
Durante dois anos, esse blog embala sonhos, fantasias, transforma o tédio em poesia, fortalece elos. Aí chegam nuvens pesadas, mudam a energia, e a chuva cai, em forma de conflitos.
“Não sou candidata a nada, meu negócio é batucada...”
Não sou professora de nada, sou apenas uma mulher aposentada, que ainda vive!
E vive, em todo o seu vigor coronário, a mais terna paixão pela vida!
Aqui é praça de alimentação literária. Alguns comentários são indigestos e alérgicos. De alimentação, entendo um pouco...
Com letras e palavras experimentamos novas receitas, atrás do bolo da confraternização e prazer.

Não tenho pretensões literárias, o que explica a minha displicência, nas postagens. Digo o que o meu coração sempre quer... Digo amor à vida, e aos meus amigos. Estou longe de ser piegas, ou dependente dos meus afetos. Vivo quieta no meu canto. De vez em quando canto, e despacho tristeza, numa nova alegria!
Agora, me responda, se uma laranja estragada não estraga o suco inteiro?
Como posso escolher o sabor do meu dia, sai de saias largas, porque sou cigana!
Vou continuar alimentando o meu blog dos pensamentos e observações, no meu dia a dia. Tens a liberdade de colher o que quiseres, e postar, se te aprouver. Você e Luiz Carlos Salatiel teem em mim, uma porta escancarada e confiante!

No mais, que reine a paz!

A vida é aprendizagem contínua. Eu aprendi com todos, mas nem todos ficaram em mim!


Um beijo de carinho e respeito profundo pelo intelectual, mestre, amigo, e companheiro de poesia, que tu és!

Vamos combinar uma coisa ?
Não se fala mais nisso ...e ponto !
Depois da tempestade , tem arcoiris no céu.

socorro moreira disse...

Armando , respondi teu recado para Carlos Rafael.

(risos)
Mas não vou corrigir o CEP... Convivam com ele, na irmandade !

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro,

Poderia te dizer isso pessoalmente, até porque tudo o que se posta aqui parece ter um único cep. Mas, ignoremos o singular e louvemos o plural. Isso aqui é só a vida virtual. Na vida real é diferente: é muito pior.Por isso, te peço, igualmente para Claude Bloc, não nos prive de sua poesia e, de vez em quando, dos seus arroubos.

Grande abraço, poeta!