TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Escritor caririense vai lançar livro em Belém do Pará

A boa notícia me foi repassada pelo amigo Antônio Morais: um bisneto do professor José Bizerra de Brito estará lançando no próximo dia 05 de Junho, o livro: III Antologia Literária do Marajó. Trata-se do escritor Luiz Tarciso Coelho Bezerra, funcionário aposentado do Banco do Brasil, atualmente auditor do Banco da Amazônia e que morou por longos anos em Crato. Na Casa do Pai – na Mansão dos Justos – onde, certamente, se encontra, o espírito do venerando José Bizerra de Brito certamente participará dessa alegria. Fica comprovado a assertiva: boas árvores dão bons frutos.
Quem é Tarciso
Nasceu no dia 31.12.1953 na Fazenda Aba da Serra, em Várzea Alegre (CE). Filho e Manoel Sampson Bezerra e Cândida Coelho Braz Bezerra. Em 1956, seu pai deixa o trabalho na agricultura e se transfere para Cedro (CE), onde foi trabalhar numa farmácia como enfermeiro e algum tempo depois veio a adquirir tal farmácia, em cujo estabelecimento Tarciso, aos oito anos, começou a trabalhar, já despachando no balcão os produtos mais comuns da época, como Cibalena, Melhoral, Biotônico, etc., fazendo pequenos curativos e aplicações de injeções.
Em 1966, já cursando o terceiro ano Ginasial, Tarciso, consegue trabalho informal como contínuo na Coletoria Estadual de Cedro, onde teve o primeiro contato com os sofisticados equipamentos da época; uma máquina de datilografia e outra de calcular.Em 1970, a família se transfere para Crato (CE), onde Tarciso concluiu o curso Técnico em Contabilidade, já trabalhando em uma fábrica de biscoitos, onde exerceu vários cargos, desde padeiro até gerente de fabricação.
Em 1976, ingressou no Banco do Brasil, por aprovação em concurso público, onde exerceu as atividades de Posto Efetivo, Caixa, Supervisor, Gerente Adjunto, Gerente Geral e Auditor, havendo exercido por dois anos e meio a Gerência Geral da Agência Centro Picos (PI). Ali foi filiado a UPE – União Picoense de Escritores, e publicou seu primeiro livro de poesias de nome LIBERDADE. Durante quase 28 anos nos quais foi funcionário do Banco do Brasil trabalhou nas cidades de Salgueiro, Parnamirim, Recife e São Vicente Férrer (PE), Wanderley (BA), Piancó (PB), Manicoré e Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE), Picos (PI) e Rio Branco (AC).
No período, exerceu por nove anos a função de Auditor, tendo a oportunidade de conhecer todo o Brasil, à exceção de dois estados da Federação. .Estudou Ciências Contábeis na Universidade Federal do Ceará-UFC, em Fortaleza (CE), de onde transferiu o curso para Universidade Estadual do Piauí-UESP - Campus de Picos (PI). Cursou MBA em Auditoria na Universidade de São Paulo-USP/FIPECAFI. Atualmente cursa o 3º período de Administração na AIEC.Em 2005, ingressou no Banco da Amazônia, por aprovação em primeiro lugar no concurso público, onde exerce as funções de Supervisor na Auditoria em Belém (PA).Durante toda sua vida procurou em suas leituras garimpar textos, frases, provérbios e citações que inspirassem sabedoria e positividade.
Honra ao Mérito!

3 comentários:

Antonio Alves de Morais disse...

Amigo Armando.

Como conterraneo e parente proximo do Tarciso agradeço e lhe cumprimento pela bela postagem.
A. Morais

Tarciso Coelho disse...

Prezado Armando,
Grato pela divulgação que me dar a alegria e a certeza de não estar só mesmo que em terras distentes.
Abraços extensivos a todos os conterrâneos.
Tarciso Coelho.

reginahelena disse...

Fico muito feliz de ver o talento do meu irmão reconhecido e honrado o nome do nosso bisavô, Padrinho Zuza. Grata pela postagem.