TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

domingo, 12 de dezembro de 2010

Desenvolvimento regional do Cariri: em quê pé se encontra a questão da região metropolitana? - José do Vale Pinheiro Feitosa

Uma questão que temos de refletir muito no Cariri se deve a aspectos de ensino e pesquisa, especialmente das atividades de extensão das universidades que operam na região. E quando digo isso não falo tão somente dos que aqui no blog escrevem. Mesmo que reflitamos coisas importantes, nossa força política se resume a trazer a reflexão para a luz de vários leitores.

Quando falo em refletir, penso na Associação Comercial, nas Associações de Classe, nos Sindicatos e claro numa matriz organizada que possa conduzir a demanda até às universidades. Vejamos a questão do poder de alavancar desenvolvimento econômico e social que estas universidades têm.
Antes um reconhecimento: a simples existência delas, trazendo alunos, estimulando professores estudarem mais, já tem um fator de estimulo ao desenvolvimento muito grande. A questão é que pode ir além, especialmente através das atividades de extensão e com o grande potencial que possuem para maturar investimento e promover melhorias.

Além do mais pensemos em grandes linhas estratégicas para a região e em seguida um esforço coordenado de tudo que tem vocação para desenvolver estas linhas: Universidades, SEBRAE, SESC, SENAI, Escolas Técnicas, etc. Não precisamos usurpar as hierarquias internadas das instituições, querendo criar apenas um ente burocrático regional para controlá-las. É possível criar um Plano Estratégico e criar uma comissão geral de acompanhamento do plano.

Existem muitas possibilidades, mas as Associações e as Organizações Sociais, Econômica e Políticas precisam criar um “fórum” para levantar as necessidades e criar planos de superação. É preciso dar conhecimento do que se precisa antes de tudo.

Não vale apenas o termo escrito dos resultados do Fórum é preciso criar uma instância permanente em que todos os agentes estejam presentes, durante todo o ano e de modo independente das forças externas à região. Não é preciso que venha nada de fora a não ser aquilo que for consenso regional que venha.

Uma coisa que não temos notícia é sobre a implementação da questão da Região Metropolitana. Se ela não vier com a capacidade de articular a realidade, criar um plano estratégico integrador e acompanhar este plano, ela se torna apenas uma letra morta. Alguém aqui no blog poderia dar notícia sobre o assunto?

Nenhum comentário: