"Tenho uma visão bastante céptica do que chamamos de democracia.
Na verdade, vivemos sob uma plutocracia, sob o governo dos ricos. Com o neoliberalismo económico, certas alavancas que o Estado detinha para agir em função da sociedade praticamente desapareceram. Não se discute hoje a democracia com seriedade. Foram impostos tantos limites à democracia que se impede o desenvolvimento de outras áreas da vida humana. Veja o exemplo do Fundo Monetário Internacional. Trata-se de um organismo que não foi eleito pela população, mas que controla boa parte da economia internacional."
José Saramago
O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 de Outubro de 2005
Fonte: Outros cadernos de Saramago.
3 comentários:
A democracia para mim sempre foi uma grande ilusão. O poder nunca está com o povo. Não é o poder de votar, como decanta a rede globo. Não é o poder de falar como decantam os meios de comunicação. Pra mim seria o poder de ter as dignidades que minimamente o capitalismo produz.
Democracia é igualdade de pertença a qualquer ordem econômica e política. Talvez nunca chegaremos a esse ideal, caro prof. Darlan. Mas lutaremos sempre na sua procura.
Abraços
Você tem razão, Zé Nilton.
Além dos governos serem dos ricos, são também para os ricos. Para o povo, as migalhas do capitalismo. Tem outra coisa: dizem que são representantes do povo. Mas que povo? Ruralistas, empresários e outros. Compram o voto do povo ou na enganação e depois dão as costas para o eleitor e não prestam contas do mandato popular.
A representação política do povo,povo é muito pouca. Acredito que falta mais o povo, votar em quem é povo. Ai que saudade daquele tempo que gritávamos:
-Trabalhador vota em trabalhador!
É necessário voltar a levantar essa bandeira! Acredito!
Postar um comentário