TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Plutocracia


"Tenho uma visão bastante céptica do que chamamos de democracia. 

Na verdade, vivemos sob uma plutocracia, sob o governo dos ricos. Com o neoliberalismo económico, certas alavancas que o Estado detinha para agir em função da sociedade praticamente desapareceram. Não se discute hoje a democracia com seriedade. Foram impostos tantos limites à democracia que se impede o desenvolvimento de outras áreas da vida humana. Veja o exemplo do Fundo Monetário Internacional. Trata-se de um organismo que não foi eleito pela população, mas que controla boa parte da economia internacional." 

José Saramago

O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 de Outubro de 2005

Fonte: Outros cadernos de Saramago.  

3 comentários:

Zé NIlton disse...

A democracia para mim sempre foi uma grande ilusão. O poder nunca está com o povo. Não é o poder de votar, como decanta a rede globo. Não é o poder de falar como decantam os meios de comunicação. Pra mim seria o poder de ter as dignidades que minimamente o capitalismo produz.
Democracia é igualdade de pertença a qualquer ordem econômica e política. Talvez nunca chegaremos a esse ideal, caro prof. Darlan. Mas lutaremos sempre na sua procura.
Abraços

Unknown disse...

Você tem razão, Zé Nilton.

José de Arimatéa dos Santos disse...

Além dos governos serem dos ricos, são também para os ricos. Para o povo, as migalhas do capitalismo. Tem outra coisa: dizem que são representantes do povo. Mas que povo? Ruralistas, empresários e outros. Compram o voto do povo ou na enganação e depois dão as costas para o eleitor e não prestam contas do mandato popular.
A representação política do povo,povo é muito pouca. Acredito que falta mais o povo, votar em quem é povo. Ai que saudade daquele tempo que gritávamos:
-Trabalhador vota em trabalhador!
É necessário voltar a levantar essa bandeira! Acredito!