TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Técnicas para parecer entendido em qualquer assunto

Hoje em dia com o Google é fácil identificar a origem de muitos trabalhos "autorais" de alunos. Mas também está muito mais fácil trucar de entendido. Se eu quisesse dar uma de grande conhecedor de artes plásticas bastava assumir a autoria do texto abaixo escondendo seus "reais" autores. O textículo que segue me ajudou de vez a entender que a tinta acrílica não é um Médium, Medium , meio ou seja lá o que você quiser que seja. Se tiverem saco, por favor, leiam. Pode não servir pra nada mas você vai poder esnobar seus coleguinha de bar ou quando for a uma exposição de pinturas (acrílicas, por favor).


Apostila sobre a técnica acrílica (têmperas acrílicas).
Nessa apostila falamos sobre o uso da técnica e suas particularidades, dando várias dicas sobre o modo de pintar e o material a ser usado. (imagem Basquiat, s/ título 1981)

ORIGEM
Vimos que a evolução das técnicas e da forma como são aplicadas se dá por conta das mudanças estéticas e das idéias que cada época carrega consigo. A técnica não determina a arte, mas é utilizada pelos artistas com o objetivo de transformá-la. Aos artistas cabe buscar novos meios para a realização de seu trabalho e, nesse hiato, cria-se uma demanda por novos materiais que possam fazer com que a expressão do artista torne-se mais fluente.
Assim como a pintura a óleo, de início utilizada apenas com fins decorativos, passou a ser a tinta mais utilizada para fins artísticos desde o Pré-Renascimento, as tintas de base sintética produzidas em escala industrial e utilizadas para fins diversos dos artísticos foram incorporadas ao universo da arte no século passado.
Desenvolvida em meados do século XX e possuindo qualidades como a rápida secagem, resistência e durabilidade, o artista tem na tinta acrílica um excelente material.
A família das resinas sintéticas, que hoje chamamos acrílicas, foi criada no laboratório Alemão Otto Rohm e Haas em 1901 e desenvolvida na América na década de 1930.
Os produtos que levam em sua composição as resinas acrílicas tornaram-se populares e admirados por sua resistência e plasticidade. Em forma sólida a resina é conhecida com Plaxiglass e Lucite, que são acrílicos totalmente transparentes.

CARACTERÍSTICAS VISUAIS DA ACRÍLICA E VANTAGENS DA TÉCNICA
De forma diversa da tinta a óleo, a acrílica possui uma aparência ligeiramente diferente quando molhada. Na verdade a acrílica é uma espécie de têmpera, pois seu médium é uma emulsão, o que dá uma aparência leitosa à cor quando molhada. Quando seca, a cor fica ligeiramente mais escura e mais viva.
A acrílica possibilita também, embora de forma menos eficaz que o óleo, a combinação de efeitos transparentes e opacos. As velaturas em acrílica são em parte menos eficazes que as do óleo, pois as partes escuras da pintura não conseguem chegar aos tons mais profundos e escuros do óleo. No entanto é perfeitamente possível velar com camadas de acrílica. Para ter uma tinta mais espessa e transparente, aconselha-se utilizar os médiuns de gel – vendidos em tubos - que diluem o pigmento sem que esse perca sua característica pastosa.
O empastamento pode ser obtido com a tinta acrílica de forma bastante satisfatória, pois ela permite que o efeito da tinta seja encorpado. As tintas mais pastosas possuem mais espessante e podem ser encontradas em tubos de boa qualidade. As tintas vendidas em potes costumam ser mais fluidas, mas os potes de algumas marcas, como a nacional Acrilex, aprseentam tintas bastante pastosas.
As velaturas em acrílica também podem ser feitas com a tinta bastante liquefeita, em aguadas, e o ponto ideal para cada tipo de aplicação é bem fácil de ser encontrado, já que o solvente é a água.
Os acabamentos feitos em acrílica devem ser realizados de forma mais rápida, pois a tinta seca por evaporação. A interplanação é possível, mas também deve ser feita de forma mais acelerada. As passagens de uma cor ou tom a outro podem ser feitas misturando a tinta no próprio suporte, levando sempre em conta o tempo de secagem da tinta. A sobreposição de camadas é perfeitamente possível e uma das maiores vantagens das tintas acrílicas, pois não há perigo de destruir a camada inferior: cada camada torna-se insolúvel após a secagem. Por isso, a técnica da acrílica possibilita trabalhos feitos de forma mais veloz e muita coisa pode ser feita em uma única sessão de pintura.
As películas da pintura acrílica são elásticas, como um emborrachado, e assim permanecem por muitos anos acompanhando bastante bem o trabalho dos suportes, que podem ser maleáveis - como telas de linho ou algodão - o que facilita o transporte das pinturas e seu armazenamento em rolos.

OBSERVAÇÃO: é muito importante enrolar a pintura sempre com a parte pintada para o lado de fora do rolo, pois isso deixa a camada distendida e não a enruga.
Os pigmentos das acrílicas são os mesmos utilizados nas tintas a óleo, no entanto o único branco utilizado nas acrílicas é o branco de titânio. Alguns pigmentos como o azul-da-prússia ainda não são encontrados nas cores em acrílica por serem incompatíveis com a acidez do médium, mas hoje há pesquisas voltadas para encapsular a resina acrílica de modo que esta não reaja com esses pigmentos.

O VEÍCULO
Quando há a polimerização do monômero acrílico pela emulsificação, a resina acrílica fica dispersa em gotículas suspensas em água e essa é a base (médium) para a tinta acrílica: um fluido leitoso que chamamos verniz para concreto ou verniz acrílico. Essa variedade de acrílico em emulsão é chamada de Rhoplex AC234.

NOMENCLATURA
Pela composição do médium acrílico, alguns autores, como Mayer, acreditam ser mais correta a nomenclatura “cores polímeres” do que “cores acrílicas”, pois assim essas tintas ficam distintas de outras também feitas com resinas sintéticas.

A SECAGEM DA ACRÍLICA E SUAS PARTICULARIDADES
Como foi dito acima, as tintas acrílicas secam rapidamente e por isso há em algumas linhas os chamados retardadores de secagem, que facilitam a fusão das cores e dão mais tempo para que trabalhos minuciosos sejam realizados.

ACABAMENTOS
Os médiuns de polímeros são vendidos em vidros como fluidos branco-leitosos, dos quais há dois tipos: um fosco e um brilhante. O brilhante é utilizado misturado às cores para mantê-las todas igualmente brilhantes e o fosco é geralmente utilizado numa camada final de sobrepintura, para reduzir o brilho de alguma área. Para um acabamento uniforme com o médium fosco é aconselhável utilizá-lo apenas na camada final da sobrepintura, pois pode haver uma rejeição do médium por ele mesmo em camadas inferiores, ocasionando a formação de gotículas salpicadas sobre as áreas recobertas.
As próprias cores vendidas em potes ou tubos podem ter a característica brilhante, fosca ou semi-fosca, dependendo do médium utilizado pelo fabricante. Encontramos no mercado tintas da Acrilex para artesanato bastante brilhantes e outras, para pintura artística, mais foscas.
Existem também médiuns perolados e tintas com tal característica, que podem ser utilizados em conjunto com as outras variedades de tintas acrílicas sem problema algum.
A absorvência do fundo e a consistência da tinta também determinam se o resultado da pintura será mais fosco ou mais brilhante.

SUPORTE
As tintas acrílicas podem ser aplicadas tanto sobre suportes rígidos quanto maleáveis, como as telas de linho ou algodão.
A preparação de um bom fundo para pinturas com acrílicas é o mesmo recomendado para as pinturas a óleo.
A tinta que aplicamos como base - com os nomes comerciais de Metalatex, Suvinil Acrílica, etc - são o que tecnicamente chamamos Primer de Polímero: uma mistura do branco de titânio e talvez de um pigmento inerte dispersado no mesmo veículo utilizado nas tintas acrílicas e que, por isso, forma uma camada impermeável.
>> por MarthaWerneck - 2007

BIBLIOGRAFIA
Artist’s manual, The complete guide to painting and drawing materials and techniques. Collins Publishers. London, 1995.
MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MOTTA, Edson. Iniciação à Pintura por Edson Motta e Maria Luiza Guimarães Salgado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1976
Anotações pessoais da autora

Postado por Martha Werneck & Lícius Bosslan às 09:29

Nenhum comentário: