TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Há 50 anos, Beatles lançavam 'Love me do', primeiro sucesso do grupo


Canção foi gravada em setembro de 1962 nos estúdios Abbey Road de Londres.
Música foi co-escrita por John Lennon e Paul McCartney.

Da France Presse

No dia 5 de outubro de 1962 era lançado na Grã-Bretanha "Love me do", o primeiro single dos Beatles que ocupou de cara a 17ª posição das paradas britânicas, o primeiro sucesso de uma longa série antes da separação do grupo em 1970.
"É obviamente o primeiro 'single', porém o mais importante é que estabeleceu uma política de apenas lançar melodias compostas pelos próprios Beatles", explicou à AFP Hamish MacBain, da revista musical britânica NME.

Paul McCartney e John Lennon no show que os Beatles fizeram no Rockefeller Plaza, em Nova York, em 1964. (Foto: Mike Mitchell/Reprodução)

"Love Me Do", co-escrita por John Lennon e Paul McCartney, foi gravada em setembro de 1962 nos estúdios Abbey Road de Londres, e escolhida pelo grupo em detrimento de uma outra canção escrita pelo cantor e compositor Adam Faith.
No entanto, foi com a sua segunda música, "Please please me" que eles alcançaram o primeiro lugar nas paradas e puderam, assim, gravar o seu primeiro álbum, onde também aparece "Love me do". Este álbum, lançado em 22 de março de 1963, ocupou o topo do ranking dos mais vendidos por sete meses e foi responsável pela Beatlemania no Reino Unido.
No ano seguinte, a mania invadiu gradualmente toda a Europa e se tornou mundial em 7 de fevereiro de 1964, quando o quarteto de Liverpool participou do Ed Sullivan Show, programa transmitido ao vivo pela televisão americana.
Com 73 milhões de espectadores, cerca de 40% da população americana, a audiência da emissão ultrapassou a do Super Bowl (a final do campeonato de futebol americano) e continua a ser um dos programas mais assistidos de todos os tempo nos Estados Unidos.

Beatles posam para Whitaker (Foto: Robert Whitaker)

"Love me do" se tornou o número 1 em vendas nos Estados Unidos em 30 de maio de 1964. Os Beatles passaram a navegar nesta enorme fama, emendando, em um ritmo frenético, turnês ao redor do mundo, e ao mesmo tempo escrevendo e gravando cinco álbuns em dois anos, entre julho de 1964 e agosto de 1966.
Mas no final de 1966, a Beatlemania, que tornou alguns shows inaudíveis por causa dos gritos de fãs histéricos, provocou o fim as apresentações ao vivo do grupo, agora dedicado exclusivamente às gravações de estúdio.
"Os concertos dos Beatles não têm nada a ver com música. Eles são quase ritos tribais", disse John Lennon na época, de acordo com o The Beatles Anthology by Beatles, lançado em 2000. O grupo lançou 12 álbuns gravados em estúdios e vendidos na Grã-Bretanha, antes de se separar em abril de 1970.
Para comemorar meio século de "Love me do", a cidade de Liverpool está organizando um fim de semana de celebrações. O clímax será na tarde desta sexta-feira com a tentativa de entrar no Livro Guinness, com a interpretação desta canção por um coro de mais de 897 pessoas.
Shows também serão realizados durante todo o dia no Cavern Club. A BBC4 também transmitirá no domingo um documentário sobre "Love me do", com uma testemunha que afirma que o empresário da banda, Brian Epstein, comprou 10.000 cópias para impulsionar as vendas.
O site www.statisticbrain.com acredita que os Beatles já venderam mais de 2,3 bilhões de álbuns em todo o mundo, com base em números atualizados em julho de 2012 através de dados recolhidos junto às lojas.

Fonte: G1

Nenhum comentário: