TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 11 de maio de 2013

Quando algo que é esconde o que não é - José do Vale Pinheiro Feitosa


Os cabelos brancos que vendem.

A americana Cindy Joseph de 60 anos é uma requisitada modelo para campanhas publicitárias no seu país. Seus cabelos não pintados, completamente brancos, vendem a imagem para o país que envelheceu demograficamente.  Esta é a explicação mais importante?

Não. O fenômeno é a crise americana. Os mais jovens não têm oportunidade e os mais velhos que ainda gozam de alguma grana da poupança feita ao longo da vida são os consumidores com grana no bolso. Então o público alvo com dinheiro se compõe dos mais idosos e tome cabelos brancos nas campanhas para vender bugigangas ao ócio de aposentados.

 O que parece ter base na realidade nem sempre é a principal explicação.  

Por exemplo, que o sal é um importante fator para o aumento da pressão arterial. Por isso a população afrodescendente no Brasil teria maior tendência à hipertensão pela sujeição, geração após geração, a uma dieta rica é sódio através das carnes salgadas.

Mas a questão é outra. Na travessia entre a África e as Américas a desidratação e a fome matavam por vezes mais da metade dos prisioneiros que seriam vendidos nos mercados de escravos. Eram muitos jovens os prisioneiros e não suportavam as condições do transporte de dias através do Atlântico. Quem sobrevivia mais? Quem eram os mais resistentes?

Os jovens que eram naturalmente mais poupadores de sódio. Estes conseguiam reter mais sódio e mais líquidos e resistir à morte. Esta seleção tem enorme peso para explicar a razão de ao serem submetidos a dietas altas em sódio com as carnes salgadas de terem maior tendência hipertensiva: eles não necessitam tanto sódio. São poupadores de sódio.

São mais probos aqueles que correm as ruas a denunciarem a corrupção? São mais democratas aqueles que levam seu tempo a condenar os regimes socialistas? São mais religiosos aqueles ferozes guardiãs dos poderes hierárquicos do templo? O capitalismo livre e solto, sem concorrente ideológico, mostrou-se o mais elevado padrão político do progresso humano?

O farisaísmo é a fantasia preferida neste vasto baile de mascarados. O mais destacado totalitário renega a alteridade na primeira fila das pedradas nos “pecadores” da ordem. O cetro de sua eminência é lustrado todos os dias pelas mãos suaves de unhas ferinas em nome da fé. Agora a palavra é a do mercado livre, amplo e solto em sua gloriosa locução aos desempregados do mundo.  

Nenhum comentário: