Quando pela primeira
vez se candidatou ao governo do Estado do Ceará, o “carro-chefe” da campanha do
então candidato Cid Gomes focava na (in)segurança pública, porquanto um verdadeiro
caos. Para tanto, deu-se divulgação exacerbada a um programa denominado “Ronda do
Quarteirão”, que seria a redenção do setor.
Assim, uma turma de
elite foi treinada para fazer frente à bandidagem e, sob o argumento de que
necessitavam de equipamento capaz de enfrentar em igualdade de condições os
mafiosos, a providência primeira do jovem governador recém-eleito foi adquirir centenas
de caminhonetes da marca Hilux, tração 4 rodas, da Toyota, revendida no Ceará
pela empresa Newland (a quem foi garantida a manutenção a frota por anos a fio).
No entanto, de “solução”
o “Ronda do Quarteirão” transformou-se em “decepção”, porquanto efetivamente
nada mudou no quesito segurança pública no Estado do Ceará. Assim, a bandidagem
nunca se sentiu tão à vontade para “trabalhar”. E mais: os caríssimos e luxuosos carrões em
que circula a tropa de elite vivem se envolvendo em acidentes diversos, em
razão (comenta-se), do despreparo dos seus guiadores na condução de máquinas
tão sofisticadas (não teriam sido treinados para).
Fato é que, de lá até cá
já se passaram sete anos, o Governador se acha no último ano do seu segundo
mandato e a (in)segurança pública continua a grassar em todo o Estado,
constituindo-se o seu calcanhar de Aquiles, enquanto a “menina dos olhos” do governador,
o “Ronda do Quarteirão”, é pessimamente avaliado pela população.
Pois não é que agora, faltando
menos de um ano para entregar o bastão a quem vier lhe suceder, o senhor
Governador do Estado resolveu adquirir nada menos que mais 400 (quatrocentos)
novos carros da marca Hilux, da Toyota, com valor unitário de R$ 179.000,00
(cento e setenta e nove mil reais) perfazendo um gasto total de R$
71.600.000,00 (setenta e hum milhões e seiscentos mil reais), conforme o Diário
Oficial do Ceará, de 14.01.14.
Além da “inoportunidade”
em gastar toda essa grana já no final do seu mandato, o “detalhe” é que o processo
licitatório para a compra dos 400 carrões teria sido ganho pela General Motors
(Chevrolet), mas Sua Excelência arranjou um jeito (aumento na cilindrada dos
carros) de privilegiar a Toyota e especificamente a empresa Newland (que
continuará responsável pela manutenção da frota.
Será que alguém
receberá alguma “comissão” ???
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