TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

TUA SEDE É A SECA ARRASADORA DO NEGÓCIO DA ÁGUA - José do Vale Pinheiro Feitosa

E aquela história da falta de água em São Paulo? A chuva é o de menos. Água virou bem de consumo. Quem tem grana pode desperdiçar a jusante e quem lucra com o negócio o faz a montante. Como a vazão a jusante é grande e o acúmulo de lucro a montante também o é. Temos a seca paulista.
Eu sei. Não és abestado. Água e dinheiro apenas se relacionam como negócio. Como um bem de consumo. O resto, água é sede e sede é vida. Sem água não acontecerá a micção do poema do amanhecer.   

Acontece que privatizaram a água. Tem doutor juiz fechando as torneiras do “consumidor” por não ter pago a conta. E o cara mora na cidade. Onde a única água que corre é das chuvas eventuais, na quitinete não tem caixa acumuladora e não existe nem uma poça para se servir.

Já existem multinacionais da água privatizada e como todo espírito capitalista forma conglomerados. Assim como as “irmãs-do-petróleo” existem as “seis-irmãs-hidrocontroladoras”: Suez, Veolia, Thames, American Water, Bechtel e Dow Chimical (citado por Sérgio Augusto no Sul 21). 

Não por acaso a SABESP, a fornecedora de água para São Paulo, privatizada, tem ações na Bolsa de Valores de Nova York. O governador eleito por grande maioria de votos já enviou uma nota, a depender do Conselho da empresa, para que ela ofereça bônus aos paulistas que passarem mais sede. Quando menos água consumir, maior o desconto na conta.

Aliás uma política de uso racional da água é sempre necessária. Não agora que as pessoas estão passando sede. E para não sofrerem mais terminam indo ao “mercado-negro” para comprar o que necessita.

Além do bônus, Geraldo precisa fazer um balanço Geral na política de água de São Paulo. Precisa apresentar planos para o futuro. Depois de 18 anos de PSDB em São Paulo e do Geraldo ter cumprido 8 anos. Em dois mandatos diferentes e agora vai para 12 anos.

Sim a oposição federal quer alternância de poder.

Mas vamos a um exemplo. Na cidade de Paraipaba, no litoral do Ceará, em razão da abundância da irrigação se desenvolveu um projeto de agronegócio de cana e outro de implantação de pequenas propriedades para criação de algumas reses e produção agrícola.


O governo afrouxou o projeto e os pequenos foram vendendo suas terras para “empresários” do coco. Resultado, a produção de coco de Paraipaba está numa crise danada com estas estiagens e secas que nos atingem. Vender coco na praia é vender água. A água que um dia irrigou a plantação dele. 

Nenhum comentário: