TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PEDRO ESMERALDO, cratense até pelo avesso - José Nílton Mariano Saraiva

Desconhecemos alguém que ame tanto o Crato como o Pedro Esmeraldo, membro de tradicional família da cidade. Pelo Crato, o Pedro é capaz de enfrentar gregos e troianos, sem nenhum temor; pelo Crato, Pedro perde as estribeiras e topa qualquer coisa, independentemente de onde esteja; pelo Crato, o ordeiro e passivo Pedro transmuta-se num ativo militante político, capaz de elaborar comoventes, longos e sinceros arrazoados, via imprensa e na defesa da cidade.

Enfim, e já tivemos a oportunidade de verbalizar isso aqui e alhures, se a cidade do Crato tivesse pelo menos uns dez combativos Pedro Esmeraldo, certamente não estaria na situação de penúria que hoje está. Pedro é um cratense não só da gema, mas da clara também. Ou seja, um cratense completo, autentico, insuspeito, acima de qualquer um outro (em termos de amor à terra-mãe). Se tiver igual, desconhecemos. Verdadeiro paradigma. Exemplo para as novas gerações.

Reservou o destino, entretanto, ao Pedro Esmeraldo, já na fase crepuscular da vida, algo desconfortável e que certamente o deixará profundamente abalado: nascido e criado na aprazível localidade conhecida por São José, Pedro Esmeraldo poderá, dentro de muito pouco tempo, ter que alterar na sua Carteira de Identidade, o local de nascimento; é que, em tramitação no desonesto e mercantil meio político, existe um projeto que desmembra certas áreas do Crato em favor de municípios vizinhos; e por esse projeto, segundo comentários, a área que abriga o São José passará a pertencer ao município de Juazeiro do Norte. Ou seja, Pedro, que abomina a cidade vizinha, por vias tortuosas será considerado um seu cidadão.

Quanta maldade do destino para com esse nosso guerreiro, Pedro Esmeraldo.

Nenhum comentário: