
A imagem, enquanto construção simbólica, possibilita uma análise e interpretação da cultura numa perspectiva das representações, as quais são produzidas a partir dos diferentes significados construídos pelos sujeitos que as produzem. Compreendida como construção social, política e cultural; a imagem possibilita através de suas variáveis linguagens (audiovisual, desenho, fotografia, xilogravura etc) a divulgação e o registro de manifestações culturais.
Junto ao debate teórico, valorizar-se-á no Colóquio exposições e mostras audiovisuais a fim de divulgar a produção cultural , local e nacional, propiciando entre ambas escalas intercâmbios de experiências e diálogos.
O Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino - IMAGO – integrado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaço Urbano e Cultura – LEPEUC (Dep. de Geociências / URCA), convida pesquisadores, professores, profissionais e alunos, a submeterem trabalhos relacionados ao estudo da imagem e representações culturais e sociais integrantes das áreas de Geografia, História, Educação, Comunicação audiovisual (Cinema), Artes, Arquitetura, Filosofia e Ciências Sociais (Antropologia).
Os trabalhos são na modalidade comunicação oral, para trabalhos completos e resumos, distribuídos nos seguintes eixos temáticos, no ato da submissão um desses deve ser indicado:
- A imagem nas ciências sociais e humanas
- Expressões culturais na contemporaneidade
- A imagem como construção da realidade
- Experiências do mundo sensível
- Imagens do corpo: mimeses e performance
- A etnografia como construção do real e representação do mundo
- Representações da cidade e do urbano
- Memória, biografia e imagem: construindo representações no tempo e no espaço
- Didática na imagem e imagem na didática
- Mídia e discurso na contemporaneidade
- Filosofia: imagem e representação
Nenhum comentário:
Postar um comentário