“Vejo isso como uma coisa boa. (O Twitter) está redefinindo os blogs como um canal para escoar as coisas que você não consegue falar em 140 caracteres. E ironicamente, isso está tornando os blogs mais consistentes.
No começo, os blogs foram rotulados como vulgares, mundanos e cheios dessas mensagens sobre ‘o que você estava comendo no almoço’.
Essas mensagens estão agora no Twitter – junto com outras coisas, é claro – enquanto que os blogs podem servir como uma esfera pública para idéias e um lugar onde as pessoas podem exercer a sua criatividade e auto-expressão”.Em entrevista à revista TIME, Scott Rosenberg tenta “colocar os pingos nos is” nessa história de que o “Twitter matou os blogs”.
Rosenberg, que é co-criador da revista digital Salon, uma das pioneiras na web, lançou recentemente um livro relacionado ao tema, sobre supostas mudanças no uso da ferramenta blog, chamado Say Everything (por enquanto, somente em inglês).
(Do blog de Tiago Dória no IG)
4 comentários:
O cariricult morreu. os queridos amigos agora se reunem no cariricaturas
www.cariricaturas.blogspot.com
Ana Virginia
virginialc@hotmail.com
Ana,
Quem disse que o mundo se move apenas pelas amizades? O inimigo - muitas vezes eleito apenas pela discordância de idéias e/ou posturas - é que provoca em nós uma atitude reflexiva que pode nos renovar. Precisamos de amadurecimento e também de um espelho que nos diga que nalgum momento somos feios e noutros que somos bem interessantes. CaririCult é o blog onde as diferenças ímportam muito.
Viva o CaririCult. Longa vida ao Cariricaturas!
Creio que "Ana Virgínia" usou de uma simples ironia como tentativa de gerar mais uma das recorrentes polêmicas que tem movimentado este blogue. Vejo como salutar a proliferação de blogues, cada um com seus objetivos específicos e com seu elenco de colaboradores, muitos dos quais são comuns a vários deles. Precisamos e devemos, isto sim, estimular o debate com pluralidade. Reitero, pois, o que disse Luiz Carlos Salatiel: Viva o Cariricult e vida longa ao Cariricaturas.
O CaririCult está muito vivo, como a ágora para os grandes questionamentos culturais e artísticos da nossa gente. Um meio fabuloso por onde expressam-se as grandes mentes da nossa geração, com seus pensamentos contrastantes, suas idéias diferentes, mas que no todo, contribuem de uma forma OU DE OUTRA, para o engrandecimento das Artes e a divulgação delas.
É importante que o CaririCult seja preservado com esse intuito que sempre teve: O Das ARTES e da CULTURA, que é a sua vocação.
Aqui a arte é concreta, abstrata, genérica ou rotulada. Pode-se até fazer omelete de cocô, como fez o Wilson Bernardo. Em nenhum outro site do cariri teríamos essa liberdade.
E é importante essa diferenciação. Há muito tempo que previ que esse seria o caminho correto, a especialização. O Blog do Crato, por qual eu posso responder, tratou de focalizar a cidade em suas diversas facetas. É um site da cidade, presente, passado e futuro, e mostra também a visão que os cratenses possuem de fatos da MODERNIDADE, do cotidiano, do mundo sob o olhar dos Cratenses. É feito por gente do POVO, das praças, das esquinas, do dia-a-dia da cidade. É uma bodega, como alguém já disse. Uma bodega para o mundo dos cratenses.
O CaririCult representa o Cariri Artístico. É bem verdade que estão aparecendo aí outros blogs artísticos como o do Chrystian Marques que trata do mesmo assunto, mas não é coletivo ( Ainda ).
E ainda é cedo para julgar precisamente o que seja o cariricaturas. Todo blog leva um certo tempo para definir a sua cara, a sua personalidade. Só o tempo fará isso, mas eu creio pelo que vi até agora, que é um site de relacionamentos próximos, que tende a remeter às saudades. Muito bom. Assim como temos as comunidades de amigos no Orkut, que igualmente postam poesias, crônicas, etc. E em que há uma grande afinidade pelo que os administradores pensam, onde são convidados aqueles que se afinam com os propósitos dos administradores visando essa idéia.
No Blog do Crato e no CaririCult, são praças. Até o site "Cariri Agora" é uma praça também. É o vale-tudo, todo mundo escreve. Vem o zé mané que nada entende, e escreve, vem o letrado, vem o político, vem o corretor de imóveis, dá uma confusão danada exatamente pela disparidade de pensamentos, e é pra ser assim mesmo. A cidade é heterogênea, ninguém pensa igual. Para mim, pelo menos, não tem sentido reunir só os que pensam iguais a mim num clube, e acredito que o caririCult e o Blog do Crato expressam bem essa diversidade que desejamos. É de todos. Por ser de todos, é democrático, é livre, é independente.
E há espaços para todos na blogosfera! Só na Rede Blgs do Cariri, temos hoje mais de 40 Blogs, e todos sobrevivem. Prova de que não é preciso que ninguém morra para que outro site sobreviva, até porque os propósitos de cada um são completamente diferentes e louváveis.
Vida longa a todos os Blogs do cariri!
E a propósito, O Blog do Crato também está bem "vivinho", Sra. Ana Virgínia. E já vendendo meu peixe, visite-o também:
www.blogdocrato.com
Dihelson Mendonça
Postar um comentário