TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A herança fascista da campanha - José do Vale Pinheiro Feitosa

No meio da tarde de ontem recebi uma informação que parecia mais um dado: a Dilma seria eleita mesmo se anulassem todos os votos do Norte e Nordeste. Ela saiu vitoriosa no Rio e Minas Gerais e as diferenças no Sul foram equilibradas, a não ser no Paraná. Em São Paulo ela perde, mas o PT cresce.

Hoje li uma postagem no blog de um jornalista paulista chocado com o nível de agressividade no twitter contra os nordestinos. Agora entendi o motivo daqueles cálculos. A campanha do Serra é responsável por isso: esta agressividade e o chamamento do derrotado ao twitter estimula este ódio. Não vou nem comentar cada indignidade, apenas passar uma lista do que já anda circulando nos blogs para que cada um sinta pelas próprias frases. Que cada um observe quantas vezes esta linha estreita e alguns dos vocábulos não surgiram durante a campanha nos blogs e nas mensagens que recebemos de amigos da região.

Leiam e reflitam bem como surge o ódio fascista. Como ele pode já se encontrar latente, mas como um partido, um estilo de oposição e uma campanha eleitoral podem ser o núcleo organizador de uma política. Sintam como as “gracinhas” que o PSDB e DEM fizeram com alguns programas sociais pegaram como uma verdade de ódio. Sintam na pele o que é ser nordestino. Preparem suas emoções:

Nordestino não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado. – Mayara Petruso.

Brasileiros, agora fodam-se! Isso que da, dar direito de voto a nordestino. – Mayara Petruso.

Infelizmente quem decide eleição não é quem lê jornal, é quem limpa a bunda com ele. Quem perdeu foi o Brasil. – euquero45 – Juliana Lafer.

Tem gente que fala que todos os brasileiros são iguais... Não quero e não sou igual ao povo do Norte/Nordeste. - @merlinlipe.

Bem vou trabalha porque não ganho bolsa família dos Nordestinos. Nem faço 2 filhos para ter mais bolsa família. - @claytonAmerico.

Os #Nordestisto provam que a grande maior não são alfabetizados. Foi lá que a Dilma ganhou...parabéns ao povo com grande desenvolvimento=p. @JessySalvatore

Enfie seu oxente no cu, vagabundos que vivem de bolsa miséria, vc/s não trabalham 1/3 do que a gente em SP. @Ju_Balog

Não é preconceito! É fato! O nordeste hj é sustentado por bolsa miséria pq ser miserável é + fácil do que trabalhar. @Ju_Balog

Rindo muito da tag #Nordestisto. Já vi nordestino dizer que é educado e inteligente. AVÁ, @carolsalgueiro.

Trocaram voto por miolo de pão!! @tonel

Valeu nordeste. Mais quatro anos vivendo nas nossas costas (Y). @znetti.

Parabéns eleitor. O Norte/Nordeste elegeu uma presidente e o do Sul/Sudeste tem que trabalhar para sustentar esta cambada de vagabundos. @LcGasparetto.

Sul/Sudeste = desenvolvimento. Norte/Nordeste=comodismo. @tomazaapp

80% do amazonas vota na Dilma...Cambada de índios burrooo. @suhelen1

Me tornei racista por que de vocês prestos fedidos que só querem ter filhos e encher a barriga com o dinheiro de quem trabalham. Andrebitarello.

No Sul/Sudeste tem muito mais gente bonita do que no Norte/Nordeste ainda bem que moro em SP. @Deehsativa.

Vamos lá nordestino, se n tiverem orgulho sobra o quê? Comida não tem, cultura não tem, sobra orgulho. @palomabiavati.

Orgulho de que? De ser o povo que vive da bolsa do Lula? Que não trabalha para o país! Ignorância é mato para este povo. @joelhob.

O q adianta #terorgulhodesernordestino se nem civilização tem lá? Bando de burros, tem os piores ensino e ganham esmola do PT! @Victociccone

#orgulhodesernordestino = #orgulhodeserumverme. @calohenriques

Bando de nordestino FDP...são tão burros, que qlqrs idiota faz a cabeça dls..por isso q eu odeio nordestino. @Mikafrauzola.

6 comentários:

Unknown disse...

Isso é molecagem associada com a certeza da impunidade.
Preconceito, falta de conhecimento, imaturidade e irresponsabilidade levam a este terrível espetáculo de discriminação.

Fora a revolta de terem perdido e sabemos que muitos eleitores fazem parte de um grupo social que não admite derrotas, chamam por aí de "classe média", como se classe pudesse ser uma posição definida pela renda.

O lamentável é que aqui no Nordeste também temos os representantes dessa herança fascista. Não que falem mal do nordestino em si, posto que também o são, mas, fazem ressonar o preconceito de classe e o ódio contra o governante Lula.

Esses representantes nordestinos da herança fascista incitam ao ódio contra Lula (o "apedeuta), reproduzem o discurso de que há uma "bolsa-esmola" e amplificam a ladainha udenista do "mar de lama" e vomitam o moralismo conservador, seletivo, posto que fecha os olhos para os desmandos das classes dominantes.

Lamentável esses disseminadores do ódio, tanto lá como cá.

elmano rodrigues pinheiro disse...

Eu fico imaginando a próxima eleição no Crato. Vai faltar água pra apagar incendio, e estrada pra fuga em debandada.
Falar em estrada. Será que esqueceram da estrada da Santa Fé?
Camilo, a esperança das pessoas dignas do Crato é você.Se depender do plantonista, estamos sem eira nem beira. Vamos ficar só na lembrança de uma conquista, destruida pela incompetência de um irresponsável qualquer.

Dedé Cariri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dedé Cariri disse...

Darlan, segunda-feira passada estava assistindo um programa da tv diário, o programa abordava o tema religião na política, a apresentadora era evangélica. Só que para infelicidade dela e da produção o programa era ao vivo, pessoas entraram no ar e faziam seus comentários sobre o tema. Bom, um jovem assumidamente evangélico entrou e fez um protesto que deixou a apresentadora estática. Ele dizia que o pastor da igreja dele promoveu reuniões quase que fechadas na companhia de pessoas de "São Paulo", ou seja, tentaram fazer uma lavagem nos que estavam presentes “ao culto”pró Serra. Imagino que isso deve ter acontecido Brasil afora.Gostaria de vê a carinha daquele demônio de gravata chamado Silas Malafaia que disse n a TV, seu programa diário que a Dilma iria perder.

Dedé Cariri disse...

Elmano, ouvi outro dia na rádio princesa do Cariri que o prefeito do Crato, foi impedido por moradores de Santa Fé de ir até lá.Ele prometeu e até a presente data não cumpriu o asfalto daquela rodovia municipal.

Unknown disse...

Depois eu postarei um texto do Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder sobre a violência do fascismo e a coragem de Gramsci em enfrentá-lo.