TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 15 de maio de 2008

LEI MODIFICA OS FUSOS HORÁRIOS SOBRE O TERRITÓRIO BRASILEIRO

Vestibulando e Concurseiros fiquem atentos pois a partir de 25/06/2008 de acordo com a Lei N° 11.662, de 24/04/2008 será modificado a quantidade de fusos horários sobre o território Brasileiro e esse fato poderá estar presente nos próximos vestibulares e quem sabe concursos.

Sabemos que a hora não é a mesma em todos os lugares do mundo. Nas olimpíadas de Pequim, na China em 2008 os jogos estarão acontecendo em um horário, serão assistidos em tempo real no Brasil em outro horário. Quando são 9 horas da manhã aqui em Crato, são 20 horas em Pequim, na China e 21 horas em Tóquio, no Japão e assim ocorre com qualquer outra localidade do mundo.

Isso acontece porque a definição do tempo esta relacionado com o movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do sol, enquanto uma região da Terra esta iluminada a região oposta esta na escuridão. Isto significa que estas regiões estão em diferentes fusos horários e o estudo deste tema permitirá a compreensão destes fenômenos.

Imaginem uma volta em torno da Terra e estarás dando uma volta de 360°, para dar esta volta sobre si mesma a Terra leva 24 horas, logo 360° ÷ 24 horas = 15° . Portanto cada fuso horário corresponde a uma faixa de 15º, onde são numerados desde o fuso zero, seguido de mais 12 fusos para o leste (+) e 12 para oeste (-). Parece difícil mas não é, é só seguir as regras básicas que vocês estarão preparados para solucionar qualquer problema que envolva os Fusos Horários.

O Meridiano de Greenwich ou primeiro meridiano (0°), uma linha imaginária no centro do fuso zero, ficou definido na Conferência do Meridiano como referência da hora oficial mundial, ou hora GMT ( Greenwich Meridian Time ). Logo o Meridiano de Greenwich é o que passa no ponto médio (no meio) do fuso , observe que soma de 7,5º a leste de Greenwich com 7,5º a oeste, corresponderá aos 15º ou um fuso, definindo o Meridano de Greenwich, como fuso zero. Observação: A partir de 1986, a hora GMT foi substituído pelo UTC - Universal Time Coordinated que é uma mensuração baseada em padrões atômicos e não na rotação da Terra.
Foram definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso corresponde a 1 hora a mais. No outro sentido 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso corresponde a redução de 1 hora. 12 fusos a leste, somado com os 12 fusos a oeste, do fuso zero (Greenwich), totaliza 24 fusos.O Brasil e o Meridiano de Greenwich de acordo com a lesgilação antigaO território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3, fuso -4 e o fuso -5, isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial há sob o território brasileiro (continental e oceânico) 4 fusos horários, com regiões apresentando desde 2 horas, até 5 horas de atraso em relação a Greenwich(fuso zero). Portanto todo horário sob território brasileiro é atrasado em relação a hora GMT ou UTC.

Com a consolidação da mudança só teremos agora 3 fusos horários, onde será eliminado o 4º ou último fuso que cobria o estado do Acre, sendo o mesmo anexado ao 3º fuso, que abrange hoje os estados: Parte do PA – MT – MS – RO – RR – AM E AC.

Por – João Ludgero
Geógrafo e Especialista em Geopolítica e Meio Ambiente

Nenhum comentário: