TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pedro Piau, memória viva de Várzea-Alegre – por A. Morais

Monumento ao Padre Antônio Vieira - Várzea Alegre (CE),
na foto abaixo, à direita, a Matriz de São Raimundo Nonato



(transcrito de www.blogdosanharol.blogspot.com/, com permissão do autor)

Pedro Alves de Morais – Pedro Piau – nasceu em Várzea-Alegre, no dia 12 de julho de 1918, filho de Jose Joaquim Vieira e Maria Alves de Morais. Ele se destacava pela habilidade de fazer amizades e conservá-las. Pedro Piau é uma memória viva de nossa terra e de nossa família. Entre suas principais obras está “Sete Gerações de Papai Raimundo”, em parceria com Acelino Leandro, onde descreve as descendências de Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo. Destacou-se também pelos serviços prestados ao Segundo Cartório que tinha como titular Ana Ferreira. Pedro Piau se notabilizou pela valorização que faz dos laços de família, qualidade que transferiu para os seus filhos.O meu pai, Jose Raimundo de Morais – Jose André do Sanharol – tinha em Pedro de Joaquim Piau um grande irmão. Ee a minha avó, madrinha Zefa, o abençoava com o afeto de um filho. Assim é o Pedro para nós do Sanharol.
Muitas vezes acompanhei minha avó, madrinha Zefa, a casa do Pedro. Lá. via Madrinha Zefa e Dona Iraci, frente a frente, fazendo uma carta para um parente distante. Era uma santa escrevendo o que outra santa falava...Pedro casou em primeiras núpcias com dona Iracy Bezerra de Morais. De Dona Irany sou um eterno devedor, por ter me encaminhado para vida, colocando-me no Ginásio São Raimundo numa época em que a educação era um privilegio de poucos. Desse casamento nasceram os meus primos: Raimundo, João, Rita Maria, Geralda, Ozanan, Joaquim, Paulo, Paula, Marco Antonio e Ricardo César.Em 1974, faleceu dona Iracy e 14 anos depois em 1988 Pedro se casou novamente, agora com Maria do Socorro Lima. Pedro vive em Várzea-Alegre para honra nossa e de sua grande legião de amigos. O Blog do Sanharol nunca oferece a obra completa apresenta um tema e aguarda os depoimentos dos amigos para complementá-la...

5 comentários:

Armando Rafael disse...

Caro Morais,
Os historiadores modernos têm dado real destaque à preservação de documentos como os escritos por Pedro Piau. É a chamada “História do Cotidiano”.
Noutras palavras, hoje não se considera “História” apenas aquela “História celebrativa”
feita por heróis
- com suas das datas emblemáticas - e seus grandes feitos...
Acrescente-se que Pedro Piau insere ainda nos seus relatos, a genealogia que é o ramo mais difícil da História.
Foi bom você ter feito este resgate, já que Pedro Piauí pode ser considerado como o historiador do cotidiano de Várzea Alegre; O memorialista da família, do dia-a-dia, do individual, do privado...
Parabéns!

Armando Rafael disse...

Morais:
Esqueci de lhe dizer: tenho um irmão - residente em Fortaleza, funcionário da Petrobras - que, embora nascido em Crato, gosta de acompanhar os acontecimentos de Várzea Alegre e tem o "Blog do Sanharol" entre as leituras diárias.
Como vê, suas postagens são lidas alhures...

Antonio Alves de Morais disse...

Armando Rafael.

Antes tinhamos Zuza Bizerra para contar nossa historia, depois ficamos com o Pedro Piau, graças a Deus. Um abraço para o seu irmão e diga pra ele comentar tambem.

leandrinho disse...

nunca deveriamos esquecer destas pessoas, que de uma forma ou outra ajudaram a construir as cidades,gostei da historia,do Sr.PEDRO PIAU,que era casado com minha tia IRACY, a quem não tive o prazer de conhecer.
parabéns
LEANDRO BEZERRA DE BRITO FILHO
COROATÁ -MA

João Henrique de Brito Morais disse...

Pedro Piau!!! tive o prazer de conhecê-lo em vida, a ocasião não foi agradável, foi no velório de um de seus filhos, em sua casa, na Capital Cearense. Eu tinha por volta de 15 anos, mas me lembro bem. Apesar do Luto, Pedro Piau nos abraçou com cordialidade e fraternidade. Meu saudoso Avô, Antônio Morais Moreira (Antõe Piau), que era seu irmão, estava conosco neste fatídico e inesquecível dia. vão-se os homens, ficam as suas histórias, a sua prole e o seu legado. Pedro Piau e vovô Piau vivem em cada um de nós, assim como viveram neles todos os nossos antepassados.

João Henrique de Brito Morais