TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Que é um pelego ?

Por - Roberto Silveira

Estamos vivendo tempos de greves no Cariri, no Crato e no Brasil. E uma figura reaparece, o famoso e odiado PELEGO! Segue então algumas “qualidades” dessas tristes figuras que está presente em quase todos os movimentos e partidos políticos. O que se segue não é de minha autoria, e sim de Roberto Silveira.
Pelego é aquele trabalhador que se deixa montar pelo patrão; é o que não consegue reagir frente à humilhação; é quem não luta por seus direitos, por medo das conseqüências; é o pusilânime que se esconde atrás de desculpas esfarrapadas para justificar a própria covardia; o que não tem coragem de lutar, o puxa-saco de pai e mãe, o rapa-pés; o que se abaixa tanto que acaba mostrando o traseiro; o homem ou mulher sem espinha dorsal e que se dobra às intempéries da vida, o sangue-de-barata, o COVARDE, enfim, que se esconde atrás daqueles que lutam, aproveitando da peleja alheia como um parasita. A imagem que me vem à mente quando vejo um pelego é a de um RATO, andando pelos cantos, assustado e medroso. Pelego é aquele trabalhador que não sabe o significado da palavra solidariedade, o egoísta que não consegue ver nada além de suas próprias e momentâneas necessidades; é aquele trabalhador que, terminada a greve, não consegue olhar nos olhos de seus companheiros, porque sabe que é uma sub-pessoa, pedaço de gente, pois lhe falta uma parte essencial de todo ser humano que se preze: o brio, a coragem, o amor próprio, a nobreza, enfim.
Não há dinheiro no mundo que pague a dignidade, o fato de se olhar no espelho ao acordar e ver uma PESSOA (e não um covarde, como vêem os pelegos). Troco qualquer reajuste, qualquer vantagem, qualquer coisa pelo direito de ser um HOMEM, íntegro, modelo para meu filho, alegria de meus amigos, orgulho de minha companheira. Ser pelego? Deus há de nos livrar dessa sina miserável. Afinal, como dizia a saudosa Elis Regina, corajosa e lutadora, inflexível na defesa do que julgava certo, ?a gente pode até morrer teso, mas nunca perderemos a pose?. Tudo me pode ser tirado, mas não se pode tirar a coragem de lutar de uma pessoa decidida. Recuso-me a ter medo de viver. Quando preciso, lutarei novamente, com tranqüilidade. Ser pelego? Jamais passarei por essa vergonha.
Saudações Geográficas!
João Ludgero

Um comentário:

Marcos Vinícius Leonel disse...

Será que tem pelego na política do Crato!?!?!?!?

Muitas vezes eu me pego ainda surpreso pela falta de crescimento, pela falta de evolução, pelo provincianismo, pelo clientelismo, pelo assistencialismo e pela mesquinhez que é a política do Crato, eu falo em anos, em décadas, não falo em "personalidades", em "lideranças", em "partidos".

O Crato parece uma quartinha dentro de um pote, guardando água dormida em séculos, sem se dar conta de que ao seu redor existe um rio se transformando em um mar de desenvolvimento.

Grande texto,
para uma reflexão maior ainda.

abraços