TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Poder que temos em mãos, e o efeito sinérgico dos Blogs

Os tempos Modernos - Crato na Era da Informática
Uma visão Particular

Às vezes, a gente se espanta com o que tem nas mãos...

Daqui de onde estou, há 3 monitores de LCD quase sempre ligados, de onde acompanho o que se passa no mundo. Um ligado na CNN, Uol, BBC. Outro ligado em vários outros Blogs, e outro para e-mails e postagem no Blog do Crato. Vivo trancado num complexo de aposentos que não sei se moro num estúdio, ou em quartos cheios de parafernálias eletrônicas. Mas sempre foi assim, desde que mundo é mundo.

Minha alma reside em algum HD desses muitos que se espalham pela bancada. Me acostumei a dormir quando é conveniente, ficar quase 48 horas ligado, e dormir por 8 horas seguidas. Sempre tive insônia, e acho que o ser humano deveria poder ficar acordado dia e noite sem sofrer consequências. Infelizmente, comigo isso não é possível. Se nao durmo pelo menos 6 ou 7 horas por dia, perco a criatividade, memória, bom humor e por aí vai...

Mas deixando essa coisa de lado, eu quero dizer que neste mundo aonde só tenho noção do tempo lá fora, se é dia ou se é noite há 20 anos, me surpreendo às vezes com o poder que tem essas coisas que chamamos de Blogs. Hoje mesmo, vejo isso, com a notícia da expulsão dos quadros do PT da historiadora Alessandra Bandeira. Na verdade, ainda não dormi de ontem para hoje. A matéria foi escrita lá pelas 3 da manhã e colocada no Blog do Crato. Quando o dia amanheceu, já estava em vários Blogs do Cariri, tais como o CaririCult, o CaririCaturas, o CaririAgora, e outros. A repercussão de um assunto fica multiplicada, quando se unem os Blogs em torno do mesmo tema. pude sentir isso hoje em grau maior, pela primeira vez nesse muito tempo.

A repercussão nas ruas do crato nesse instante, está grande. Recebi vários telefonemas e e-mails das pessoas relatando que é um dos grandes assuntos em pauta na cidade. Conseguimos com esses Blogs, um feito inédito: Um poder de informação jamais visto no Crato em jornais impressos. Juntando os Blogs da cidade, temos talvez milhares de pessoas que tomaram conhecimento. Antigamente eu andava pelo Crato e quase sempre, ninguém nunca havia ouvido falar em Blog do Crato. Hoje, é difícil encontrar alguém que não conhece, não tenha ouvido falar, ou mesmo não leia. Estão lendo! Ontem mesmo, na corporação da polícia do Ronda do Quarteirão, encontrei vários policiais que lêm constantemente, e assim é sempre para onde a gente vai. Até em Fortaleza, os patrícios estão sabendo do que acontece na cidade. Temos leitores na Califórnia, no Japão, na Itália, na Índia, em Nova York, Paris, Londres, Barcelona, Portugal, Alemanha, etc...

Eu sempre gosto de contar a história do meu primeiro contato com um computador em 1982 ( Hum mil, novecentos e oitenta e dois ), quando vislumbrei um mundo interligado por essas máquinas. Depois veio tudo, projeto Cirandão, TK-85, TK-90X, MSX da Gradiente, modens de 14.400 , PC-XT, 286, 386, 486, pentium 100, Pentium 233, 300, 600, Athlon XP 2000, 3000... e agora quero uma nova máquina com processador Intel Core i7 - 975. Aonde iremos parar ?

Os caminhos da informação não tem fonteiras. lembro-me da minha velha BBS em Crato, com 2 linhas de telefone e 120 usuários em 1993. Era tudo tão moderno... Veio a Internet. Vi surgir o Google, Yahoo, Alta Vista, Dell, Compaq, Windows 95, 98, XP, Vista, Windows 7... Vi empresas sumirem do mapa e serem incorporadas, Adobe, Aldus, RealAudio, lembro-me quando eu digitava nomes de grandes artistas como "Frank Sinatra" no Alta Vista e vinha 5000 ocorrências, hoje tem 9.260.000 ocorrências na Internet. lembro-me que a aldeia global era pequena, eu conhecia muita gente de outros países que acessavam internet, porque não existia tanta gente para se esconder totalmente. Lembro-me de uma época em que eu praticamente não acessava sites brasileiros, pois haviam pouquíssimos. Era tudo em inglês, fóruns, grupos de discussão, etc.

E isso eu imaginei para o Crato: Que tal, se um dia nós tivermos uma rede tal que cada casa do Crato tenha alguém conectado na Internet, e sabendo de tudo que se passa na cidade ? Este dia não está muito longe!

Como falei, hoje fiquei espantado com a rapidez na velocidade da notícia, e no comportamento do povo, que definitivamente, incorporou a internet nas suas vidas. Hoje temos nossos Notebooks, Celulares 3G e Pads, que levamos ao supermercado para continuarmos conectados ao sistema.

Estamos diante de uma nova realidade, assustadora e que precisa que comecemos a repensar conceitos, a fim de que, como todo poder, possa ser usado para o bem da humanidade. Se nós iremos conseguir obter esse controle, ou se a máquina irá nos engolir, só o futuro nos dirá. Só sei que os novos tempos, aqueles que pareciam uma brincadeira tecnológica, hoje definitivamente, me assusta, mais do que empolga.

E pensar que muitas dessas coisas que hoje colhemos no Crato, surgiu como uma simples brincadeira em 2006, com meia dúzia de amigos...

Por: Dihelson Mendonça

10 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Dihelson,

Muito legal e, a mesmo tempo, muito educativo e esclarecedor esse seu texto. A velocidade estonteante com que as coisas acontecem hoje é ao mesmo tempo prodigioso e assustador.

Esclareço melhor:

Prodigioso para os que pretendem suprimir injustiças e absurdos (mesmo cometidos sob a pretensa capa moralista ou ordenadora) e assustador para esses que acham que o mundo ainda estar no tempo da comunicação pelos sinais da fumaça.

Sua lucidez e compreensão acerca do atual estágio de evolução tecnológica, sendo, inclusive, uma testemunha direta de todo esse processo (que se deu em pouco tempo), o habilita para ser um dos maiores protagonistas por esse fenômeno que atualmente ocorre: a notícia corre solta, sem cangas, sem parelha, sem mordaça, sem nenhum empecilho para chegar aos mais distantes grotões.

Continuando assim, em breve, não haverá mais grotões nem mentiras ditas como se fossem a mais absoluta verdade.

Hoje, graças a esta célere mídia que são os blogues do Cariri, é a segunda vez que o parabenizo.

Espero, congratular-me com você mais vezes neste longo e ao mesmo tempo efêmero dia de 5 de agosto de 2009.

Abraços!

Cariricaturas disse...

Dihelson,

Confirmo e reafirmo as palavras de Carlos Rafael. Seu texto foi muito elucidativo e provoca uma reflexão, uma parada, um silâncio interior que precisa ser preenchido de coisas bem arrumadas, de pensamentos claros, de passos contidos.

Sinceramente apreciei. Será que não seria o caso de você postar isto no Cariricaturas?

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Posso postar, Claude,

É apenas uma simples reflexão morosa daquelas do Reader´s Digest enquanto eu fazia a "sestinha" do almoço e me lembrava aqui de tempos idos e saudosos, quando o mundo era mais simples, e talvez até nós fôssemos mais felizes sem a tecnologia.

Ainda estou pra ver coisa mais bela que uma noite de lua cheia, com o azul profundo do Céu e o suave canto das bananeiras e coqueiros ao vento....

Estou indo lá postar...

Abraços,
Obrigado.
Dihelson Mendonça

Marta F. disse...

A egolatria, muito bem descrita por Aeronauta. Vale a pena ler...

Calazans Callou disse...

DM - sinto-me orgulhoso em poder mostrar e divulgar aqui em Recife, tronou-se praticamente uma obsessão, essa coisa fabulosa, vindo de uma cidade do interior do Ceará que é o blog do Crato. Sem desmerecer os demais que sou assíduo leitor.
Lembro bem quando Lupeu chegou lá em casa em 1988 com uma tábua fincada com uns transistos, válvulas, fios, tudo a mostra...e perguntou-me, sabe o que é isto, eu olhei e disse - "que diabo é isso" , ele com os olhos brilhando falou, isso aqui é uma rádio FM, vamos implodir a cidade, essa é a Nave Mãe.Lembra Dihelson! Era a maior farra. Instalamos na casa de meu pai, arrumamos dois pedaços de antena, para constuirmos outra chamada bigode de gato, meio dia e sete da noite, acionávamos a Nave Mãe... só rolava rock pesado.
Pois é bicho!! sinto-me orgulhoso, por tê-lo como amigo, um cara de visão futurista, sincero e pirado, no bom sentido.

Abração.

Dihelson Mendonça disse...

Marta F, eu posso compreender o seu desespero, querida. Compre um espelho, e seja Feliz!

Saudações egolátricas,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Meus Amigos,
Meus verdadeiros Amigos, aqueles em que não achei na lata de lixo, que vem de longas jornadas como o Rafael, o Calazans, e novos amigos queridos que prezo igualmente como a Claude Bloc, a quem sempre considero a maior poetisa que nós temos, alma gêmea no meu coração com a Socorro Moreira, gênio, gênio...Salve!

Se nós pararmos para olhar as maravilhas que esta nação cariri internética, como eu falava há pouco no comentário conseguiu construir em pouco tempo, até que nós nos superamos. Todos nós. Há um claro limite entre o que a internet poderia ter sido sem o advento dos nossos esforços no cariri e com esses esforços. Quero dizer que conseguimos ir mais rápido que o progresso da internet. Nos antecipamos em muitos anos a outras regiões. Talvez, nem Fortaleza tenha essa estrutura coesa de mídia de internet de que dispomos HOJE. Há muitos sites lá, mas a palavra que enfatizo é SINERGIA. Trabalho sincronizado e Especializado.

Vejo com muita alegria que a cada dia os Blogs do Cariri vão tomando sua forma amadurecida, o que leva tempo...

O Blog do Crato por exemplo, tateou aí por uns 2 anos pra se achar, e até hoje eu busco a forma mais ideal, e ainda tenho minhas dúvidas.

O caririCult já está bem consolidado. A vinda do CaririCaturas serviu para desafogar o CaririCult, que num breve momento pareceu duplicado, até que o Cariricaturas já tem uma personalidade própria. E vejam que os 2 não param. Cada qual com seu cada qual...

É triste vermos 2 blogs parecidos, repetidos, idênticos. O bom é exatamente a diferenciação, a especialização, insisto nessa palavra.

Vejam vocês que todos os Blogs ( o Cariri Agora também ), funcionam a pleno vapor. É bem verdade que em dado momento surge algo parecido, mas é bom que isso aconteça quando é proposital, pois vem a sinergia quando for necessário. Temos pelo menos 40 sites nas mãos, para inundar o mundo de uma mesma matéria se for preciso. Nos outros casos, sobreviveremos das diferenças.

Eu acho isso maravilhoso.
É a consolidação daquele pensamento que eu sempre nutri de ver o cariri unido, de ver as pessoas comuns participando, de ver todo o povo na internet.

Então, vida longa para essas comunidades virtuais e incessantes. Tão diferenciadas, tão originais, tão ricas, tão belas!

E congratulemo-nos por nunca termos deixado a peteca cair.

- DE FATO, DEVEMOS CELEBRAR ESSE FATO!

Quantos de nós dá o sangue todos os dias para fazer essa gigantesca máquina funcionar! Centenas de noites acordados, milhões de cliques, só o Blog do crato tem 6500 textos, o Cariricult deve ter pra mais de 3500 textos. Sabe lá o que é escrever tudo isso? Isso é um patrimônio, gente. É o testemunho de uma geração.

Se observarmos bem, somos muito afortunados por pertencer a esse tempo e testemunhar toda essa revolução.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Dihelson Mendonça disse...

Amigo Calazans,

Fez-me recordar de bons tempos. O tempo das Rádios Piratas. Eu tinha uma, o Salatiel tinha outra...

Vejam que parece até que as coisas mudaram apenas de mídia, passamos do rádio normal para a internet.

Naquela época, fazíamos cada loucura! Eu passava noites acordado tentanto aperfeiçoar o projeto da rádio. Chegou a um grau, que já se escutava em Juazeiro.

Tudo começou com um pequeno alcance, só dentro de casa, em 1982. na Vilalta só tinha mato. Eu mexia em transmissores que funcionavam com pilhas, já que na nossa casa, não existia energia elétrica, porque havíamos mudado para essa construção recentemente. Meu pai havia construído aqui, e não havia nenhuma outra casa nesta área, era tudo apenas loteamentos. Era maravilhoso. Haviam acabado de construir essa avenida perimetral que passa pelo Palmeiral, ainda lembro o cheiro de madeira cortada que deixou, e das máquinas trabalhando: 1980.

Nesta época, Colégio Diocesano. Feira de Ciências, professor Cesar Bandeira. Eu era o aluno mais aplicado de Física. Qualquer coisa menos que 10 era inaceitável.

Apaixonado que sempre fui pelo rádio, de como é possível que a voz se propague por meio de ondas de rádio, estudava dia e noite em 1980 como construir um transmissor.

Exatamente no dia 15 de Setembro de 1980, consegui montar o primeiro, AM, de uma revistinha de eletrônica. Fantástico! Mal consegui dormir naquela noite. Foi o maior orgulho da minha vida. Aquelas peças, transistor, capacitores, resistores, todos meus amigos. E aquela caixinha de madeira falava. ligava um microfone e a gente falava, e sintonizava no rádio. Atingia uns 30 metros no máximo. Tenho o esquema de cor em minha cabeça até hoje. Um transistor TIP31C, um resistor de 10k, capacitor de 10Kpf, polarizando a base do transistor. O coletor do transistor vai dar numa bobina de 100 espiras com tomada na vigésima. É um oscilador Hartley, que funciona por realimentação positiva...

Mas deixando isso de lado, esses transmissores foram sendo aperfeiçoados. Veio o progresso, veio o tempo do PX e RadioAmadorismo, que sou filiado até hoje, e vieram os computadores.

Nos anos 90, alguém postou a possibilidade de se transmitir usando uma válvula, ao invés de transistor, mesmo em FM. A vantagem é a grande potência das válvulas. E entramos no começo da história do Calazans.

Essas coisinhas cheias de peças, válvula, agora irradiavam para todo o Crato. Tínhamos nossas próprias estações de Rádio, podíamos tocar músicas do nosso gosto. Só tínhamos medo do DENTEL aparecer, ahahahahahha

Quanta coisa linda se fêz, programas de rádio, música e até entrevistas, veja só...

A Rádio do Salatiel era ótima também. Ele sempre teve o gosto refinadíssimo para arte. O carlos Rafael era o companheiro inseparável, eles faziam programas de rádio, tinha uma mesinha de som legal, funcionava no apartamento ali no Pimenta. A Ana ( Irmã dele ) me recebia tão bem, estou com saudades dela, por sinal, fazia cada prato delicioso...hummmm enquanto as rádios estavam a pleno vapor.

Nossa geração fez muito barulho. Precisamos contar essas coisas em livros, senão ninguém irá saber desses movimentos todos!

E eu só digo uma coisa:
Vem muito mais por aí. Dentro de 1 mês, estará entrando no ar umas coisas que mudarão o rumo dessa história.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Marta F. disse...

DM,
Não entendi, pode ser mais claro, quem sabe me ajuda a compreender...e por favor que o faça num comentário, não numa postagem que vem a expor desnecessariamente as pessoas AMIGAS. Apelo para a sua discrição, tentando convencê-lo que um alfinete faz só um furinho, não abra uma cratera em vão, não foi minha intenção.

Com respeito, Marta.

Dihelson Mendonça disse...

Prezada Marta,

A resposta está dentro do seu coração.

Dihelson Mendonça