O I Seminário Cariri Cangaço, será realizado nos dias 22 a 27 de setembro, próximos, ocasião onde serão reunidas as maiores personalidades do universo da pesquisa sobre a temática cangaço, no país. O Cariri Cangaço já tem confirmadas as presenças de 67 personalidades, entre: pesquisadores, escritores, sociólogos, antropólogos, professores, documentaristas e cineastas de todo o Brasil.
Além de possibilitar o resgate da historiografia do cangaço na região do cariri cearense, o evento também aponta na direção do fortalecimento do conceito da recém-criada Região Metropolitana do Cariri, uma vez que reúne em seu grupo de trabalho, a Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-reitoria de Extensão, as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, da SBEC, do ICC, ICVC e Fundação Pró-memória.
Já acontece nas cidades anfitriãs, o maior concurso de redações já promovido em conjunto entre os municípios; a temática-Lampião do Ceará - Verdade e Mentiras, que tem despertado a curiosidade de um número muito grande de meninos e meninas, principalmente das escolas públicas da região. Os vencedores desse concurso terão suas redações editadas no livro onde constarão os anais do Seminário.
Dentro do Cariri Cangaço, haverá uma agenda intensa de palestras e discussões técnicas sobre o fenômeno, de caráter itinerante, as palestras acontecerão duas noites em Crato, duas noites em Juazeiro do Norte, uma noite em Barbalha e uma manhã em Missão Velha. Ainda dentro das programações haverá o lançamento da Rota Cariri Cangaço, que será percorrida pelos pesquisadores e convidados e constará de visitas aos principais sítios históricos do cangaço na região do Cariri cearense, como também aos principais pontos turísticos da região, com destaque para a visita técnica ao Sítio Histórico do Caldeirão do Deserto - Beato José Lourenço, onde haverá mostra de documentário além de mesa de debate e discussões sobre o Caldeirão do Deserto.
O Cariri Cangaço reúne um grupo de trabalho de 115 colaboradores, unindo seis municípios, uma universidade, três academias culturais e apresentará em seus seis dias de evento: 19 palestras, 21 mesas de debate, uma mesa de conversa, 41 visitas técnicas, 23 apresentações artísticas além de 1 painel de apresentação de trabalhos acadêmicos.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário