TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma noite de Gala no Crato - Abertura da I Mostra Crato de Cinema e Vídeo


HOJE TEM MAIS! - COMPAREÇAM AO TEATRO SALVIANO SARAIVA !


Foi aberta na noite do dia 13 com muito brilhantismo, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, a I Mostra Crato de Cinema e Vídeo, evento idealizado pelo Jornalista Huberto Cabral, e realizado pelo Governo do Crato com o apoio da URCA e Cineastas do Cariri. O evento, que vai de 13 a 18 deste mês, contou na sua abertura, com a presença de cineastas cratenses renomados, como Jefferson Albuquerque, e Jackson Bantim, dentre outros, que vieram ao Crato especialmente para o evento.

A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do município, Danielle Esmeraldo abriu a noite com um discurso ressaltando a importância do evento para a revitalização do cinema na cidade. Em seguida, o prefeito Samuel Araripe, lembrou das salas de cinema que já existiram no Crato, e ao final disse que é seu desejo que esse evento sirva para selar a volta do cinema, com a parceria do poder público. Em seguida foi feita uma leitura dramática sobre “Os Primórdios do Cinema no Crato”, por Luiz Carlos Salatiel e Kelvya Maia , e a entrega do Selo Cultural do Araripe – Troféu Vittorio di Maio ao cineasta Jackson Bantim, que é bisneto de Gonzaguinha, um dos precursores do cinema no Cariri; Logo após, houve a apresentaçao do filme D. Ciça do Barro Cru e a Avant-Premiére do tele-conto O Cinematografo Herege, de Jefferson de Albuquerque Jr, adaptado pelo médico e escritor José Flávio Vieira, que será apresentado pela TVC. O evento contou ainda com uma galeria de fotos de cartazes da época áurea do cinema, fotos de making off, e um coquetel aos presentes.

COBERTURA FOTOGRÁFICA

O Dia começou cedo, com a limpeza e preparação das máquinas, que seriam usadas para a decoração do ambiente. Na foto, o cineasta Jackson Bantim ( O Bola ).

Img_8096

Em seguida, a preparação das fotos para uma galeria. Na foto, Jackson e Carlos Rafael.

Img_8137

Que à noite ficou maravilhosa...

Img_8378

Na foto abaixo, o prefeito Samuel Araripe em seu discurso de abertura

Img_8263

Na foto abaixo, o idealizador do evento, o memorialista Huberto Cabral

Img_8345

Na foto abaixo, o cineasta Jefferson Albuquerque

IMG_8072

O público presente no cine-teatro:

Img_8348

Aí está o jornalista Antonio Vicelmo, e a Secretária de Cultura Danielle Esmeraldo

Img_8206

Leitura dramática do texto: “Os Primórdios do Cinema no Crato” - L.C Salatiel e Kelvya Maia

Img_8293

A turma que fez, faz e pode fazer muito mais...

Img_8369

Texto e Fotos: Dihelson Mendonça
O.B.S - Hoje, quinta-feira, tem mais! Compareçam ao teatro !

Mensagem para Salatiel: Amigo Salatiel, o design do Cariricult representa um problema para nós fotógrafos que queremos divulgar fotos em tamanho maior. Você poderia dar uma esticada aí nesta aba principal para que as fotos todas caibam, ou mesmo mudar para um layout mais largo, para que as fotos saim inteiras ? Enquanto isso, as fotos ficarão cortadas em certos monitores, ou a pessoa clica na foto.

Nenhum comentário: