TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mãe e Filha, de Petrus Cariry é o longa-metragem que representa o Brasil no Festival de Las Palmas


(Las Palmas de Gran Canaria -Espanha, 6 mar  2012.)
- O cinema emergente de países latino-americanos como o Brasil, o Chile e a Bolívia, e asiáticos como as Filipinas, será exibido na seção oficial do 13º Festival Internacional de Cinema de Las Palmas de Gran Canaria, no arquipélago atlântico das Canárias.

O evento será 'austero mas com a melhor programação' de sua história, disse nesta terça-feira em entrevista coletiva o diretor Claudio Utrera, ao apresentar os 155 títulos que formam a programação desta edição.

Dos 15 longas-metragens que concorrerão na seção oficial do evento, que acontece entre 16 e 24 de março, está o brasileiro 'Mãe e filha', de Petrus Cariry.

Claudio Utrera destacou a produção portuguesa 'Tabu', d e Miguel Gomes - a quem o festival já premiou em 2009 - dada a 'controvérsia' que levantou na última edição da Festival de Berlim.

Outros filmes que estão na seção oficial são a coprodução greco-francesa-albanesa 'Amnesty', de Bouyar Alimani; o espanhol 'Ensayo final para Utopía', de Andrés Duque, que participou da última edição do festival com seu filme 'Color perro que huye', assim como a mexicana 'Azar', de Michel Lipkes, e 'Zoológico', uma produção chilena dirigida por Rodrigo Marín.

Utrera afirmou que o cinema 'mais emergente' da atualidade se localiza em países latino-americanos como a Bolívia, o Chile e o Brasil, e também em outros europeus como a França, em asiáticos, como as Filipinas, e também no Irã.

O diretor do evento não duvidou em afirmar que a seção informativa do festival deste ano será 'a mais forte de sua história', dada a categoria do trabalho de seus diretores, entre os quais destacou a japonesa Naomi Kawase, que apresentará seu último filme, 'Hanezu no tsuki'.

Entre as novidades do festival está um concerto de trilhas sonoras um dia antes do encerramento do evento com a Orquestra Filarmônica de Gran Canária, sob a batuta do compositor e diretor do Festival Internacional de Música de Cinema de Tenerife, Diego Navarro.

Nesse concerto, a orquestra interpretará temas da cinematografia asiática originais de Shigeru Umebayashi, autor fetiche de cineastas como Wong Kar Wai e Zhang Yimou, e a trilha sonora do filme 'Perfume - A História de um Assassino'. EFE

Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe.

Nenhum comentário: