TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Semana de Três Dias dos Deputados Federais e o Fel da Mídia Brasileira - José do Vale Pinheiro Feitosa


De tanto exposto o assunto do Mensalão até incomoda o “consumidor” regular de noticiários, jornais e internet. As grandes empresas jornalísticas politicamente aproveitam o assunto para atacar os desafetos partidários que eventualmente poderão regular seus interesses econômicos. De modo geral praticam uma moral seletiva a aparência de aperfeiçoar as instituições, mas servem objetivamente para apenar os “inimigos” e esquecer os amigos. É a forma clássica: aos amigos tudo, aos inimigos a lei.

Ontem o STF, por um voto de maioria, condenou os réus com direito a “gracinhas” políticas para atacar o Partido dos Trabalhadores, isso considerando que Marco Aurélio Mello defendeu o golpe de 64 durante uma palestra na semana passada e que Gilmar Mendes foi ao lançamento do “livro” de uma “estrela” da Revista Veja que dedicou seu trabalho jornalístico ao atacar o PT a qualquer preço. O nome da fera é Reinaldo Azevedo.

Mas pego esse assunto para evidenciar uma tese: as grandes empresas jornalísticas têm horror à democracia, às leis que contrariem os oligopólios e ao poder do Estado. Aliás, nos anos 90 foram a grande fonte da “desconstrução” e “demonização” do Estado seja pelo combate figadal aos socialistas, à defesa do neoliberalismo e à liberdade de operar sem a interferência de ninguém, especialmente da sociedade.

É com o capital ideológico dos anos 90 que procuram destruir a “política”, os políticos, os partidos e especialmente os parlamentos pelo poder que estes têm de contrariar o “livre” mercado para “alguns” e as leis da falência para todos. A classe média tradicional e certos setores com medo de perderem os anéis, costumam embarcar nestes “discursos” e funcionam como verdadeiros “capitães do mato” negros a perseguir escravos. É uma classe a funcionar como correia de transmissão a impulsionar o poder absoluto da mídia sobre a sociedade como um todo.

O poder absoluto contemporâneo se assenta em bases firmes, mas necessita de uma constante e permanente dinâmica de criar imagens e símbolos na cultura social. Como detentores de conhecimentos sobre psicologia social e manipulação psicológica as grandes empresas de comunicações usam centenas de técnicas para criarem hegemonias de pensamento.

Finalizando: o discurso recorrente é que deputados e senadores não trabalham. Não dão expedientes, não cumprem o ponto na repartição. Contam para criar o símbolo negativo com o analfabetismo político de muitos em relação à instituição parlamento. De tão absurda é a manipulação igual seria se fôssemos cobrar dos diretores das empresas jornalísticas, dos editores e revisores que fizessem o mesmo papel que exercem repórteres na rua, faxineiros nos prédios ou outros trabalhos técnicos.

Ora o Parlamento tem uma burocracia estável para exatamente ficar dentro dos gabinetes, dando expediente continuamente para que o processo de trabalho aconteça. O papel de senadores, deputados e vereadores é de contato com o cidadão, ir ao encontro dele ou atende-los em suas reinvindicações. Por isso aquele besteirol sem fim de dizer que os deputados federais, por exemplo, só trabalham três dias da semana, pois são estes os dias de sessões deliberativas com presença obrigatória.

Mas a excrescência dos argumentos dos empresários da mídia é de que os parlamentares precisam ser emporcalhados pela simbologia dos meios que eles, os empresários, detêm. No fundo existe a intenção de acoelhar-se o exercício do poder democrático para que estes empresários tenham liberdade ampla de exercerem o poder absoluto de enganar e ganhar predomínio.       

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