TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

sábado, 3 de novembro de 2012

A Líbia e os Cadáveres Assassinados de São Paulo - José do Vale Pinheiro Feitosa


É só para lembrar. Quando trucidaram Kadhafi e agora se sabe com a participação de agentes da OTAN, alguns entre nós comemoramos. Acharam aquilo justiça para um ditador. Não todos, porém os mais radicais gozavam a morte do ditador como a senha para que se fizesse o mesmo com Fidel, Hugo Chávez, Ahmadinejad e outros do “coração” das viúvas da Guerra Fria.

Aliás, ontem a Rússia publicou um relatório sobre Direitos Humanos nos Estados Unidos e o Império não tem muita lição a dar a ninguém. Foi um relatório bastante sustentado posto que baseado em dados da ONU, de ONGs como Human Higths Watch, Repórteres sem Fronteiras. A posição dos EUA no ranking dos direitos humanos é 47ª, melhor do que a Rússia, mas a ideia é que não têm lições a dar a ninguém.

Mas também surgiram alguns dados preocupantes no noticiário de ontem. A guerra civil na Líbia anda solta. A truculência de grupos armados é horizontal e vertical. Ultrapassa as fronteiras da religiosidade e das lutas ideológica, é uma violência aparentemente sem causa, metafisicamente é a tortura e a morte. E a querida e civilizada Europa e mais os EUA abandonaram a Líbia à própria sorte. De fato os “civilizados” devolveram à Líbia a liberdade. A liberdade de se matarem uns aos outros.

Mas tem algo mais grave. Os grandes bancos Europeus e mais alguns Americanos que por ordem do boicote de países como França, Itália, EUA, Inglaterra entre outros bloquearam 157 bilhões de dólares de contas do governo e de membros do governo Líbio. O certo que é que com o fim da ditadura este dinheiro fosse devolvido ao povo Líbio ao menos para recuperar os estragos dos bombardeios da OTAN. Segundo o mesmo relato os bombardeios da OTAN destruíram dez vezes mais a estrutura do país do que os ataques aéreos de Rommel na Segunda Guerra Mundial.

Mas o dinheiro sumiu. Escafedeu-se. Funcionários dos bancos lavaram o dinheiro em paraísos fiscais e agora ninguém sabe, ninguém viu em que mãos o saque europeu foi parar. Rapinaram um país que havia acumulado reservas e infraestrutura e as hienas ideológicas ainda assinam colunas louvando tais práticas.  

No jornal o Globo uma explicação para o aumento da violência em São Paulo. O jornalista Bob Fernandes já havia chamado a atenção para um fato estranho. Se a guerra era de bandidos contra as forças policiais por qual motivo as mortes só ocorriam entre agentes da Polícia Militar e não da Polícia Civil?

O Globo aponta uma especificidade que pode explicar esta seletividade homicida. A guerra entre bandidos e a PM paulista é fruto da briga por pontos de caça níquel. As “milícias” incrustadas na Polícia Militar avançaram sobre o domínio dos caça níqueis e claro como em todo jogo mafioso o pau comeu. E assim como a briga entre Sampaio e Alencar do Exu nunca tem um paradeiro, sempre há uma camisa manchada de sangue, a barbárie paulista migrou para a pura carnificina.  

Agora vem a pergunta: os Tucanos que governam São Paulo há tantos anos têm parte da culpa? Claro que têm. E culpa maior porque ao invés de levantar a questão da corrupção dentro da corporação policial, tratam de ficar com um jogo besta de oposição e situação. Eles são os anjos e o PT os demônios. Não é bem assim cara pálida: o mundo cá fora é independente do PT e do PSDB e se estes não traduzirem o mundo em que atuam, ambos ficam cada vez mais parecidos. 

Nenhum comentário: