TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quando setores da esquerda fizeram uma campanha “Fora FHC” no segundo mandato dele, havia ali uma dose de oportunismo e uma bandeira antidemocrática a qual setores da direita usam com relação ao atual governo e a Lula. A diferença é que corporações que antes criticavam o equívoco daquela campanha contra FHC, hoje sustentam e dão vida à má fé do outro lado. Falo especialmente da Revista Veja e do Sistema Globo de Comunicação.

A internet é o universo da diversidade, do debate e, também, das grandes farsas e manipulações. Com a riqueza que tem é vasta indo desde o humorismo até textos filosóficos e de profundidade intelectual. Quando, por exemplo, o Blog Kibeloco fez brincadeiras usando montagens de fotos e contando piadas era evidente o uso da manipulação da imagem com a finalidade da ironia.

No entanto casos como aquele da Daniela que viu as fotos de família divulgadas por uma molecagem machista não tem nada de engraçado, mas muito de patologia, má fé e crime. A ponte do assunto é justamente com a má fé e a irresponsabilidade da Revista Veja em sua ânsia de atacar seus desafetos políticos.

Um parêntese: os governadores do PSDB não aceitaram os acordos das elétricas que baixaria a conta de luz em até 20%. Os percentuais mais baixos na queda da conta é consequência do ato deles, o que diz o Globo em sua manchete principal? “Conta de Luz Cairá menos do que Dilma Prometeu.” E a manchete se repetiu nos jornais televisivos. Se isso não é manipulação de má fé com um fato real a realidade se tornou um pântano só.

Durante mais de um mês circulou nas caixas postais e foi postado em blogs e certas mensagens nas redes sociais uma suposta capa da Revista Forbes com a foto do Lula sendo colocado entre os bilionários brasileiros. A manipulação de má fé conta com a burrice de certos setores, que só viu falar na lista da Forbes no Jornal Nacional, mas é incapaz de checar um absurdo desse na própria internet. Resultado, isso deve levar muita toupeira repetir a notícia como verdade e, no entanto, se trata de uma manipulação pura e simples de uma capa real da Forbes com os bilionários do mundo.   

O caso da Veja. O colunista Ricardo Setti teve que desmentir uma postagem dele com uma foto em que apareceria Dona Marisa, Lula e Rosemary Noronha abraçados. Acontece que era uma montagem de uma foto do Lula, Dona Marisa, Neguinho da Beija Flor e a esposa dele ao lado do Lula. Isso é o jornalismo que faz a cabeça de muita gente no Brasil. E gente a qual não podemos nem lhes dar o perdão da ignorância. Parecem que andam pelas ruas a cata de pedras para jogar no Lula e no PT.

Mas o dia teve outras tristezas. Morreu aos 91 anos de vida o grande pianista e compositor de jazz. Para lembra-lo segue abaixo uma música que é um ícone em sua carreira:  


 Dave Brubeck - Take Five - Para ouvir, tem que ir até o ícone da rádio Chapada do Araripe e desligá-la temporariamente. 

Nenhum comentário: