TRIPULANTES DESTA MESMA NAVE

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Seria o prenúncio dos Cavaleiros do Apocalipse? - José do Vale Pinheiro Feitosa

O que se apresenta como fatos isolados, na verdade é uma narrativa histórica muito perigosa.

Por isso fatos como as mortes de manifestantes no Egito, a forte perseguição dos EUA aos seus cidadãos que denunciam arbitrariedades contra os povos estrangeiros e o desmonte da vida privada das pessoas. Assim como o episódio de quatro países ocidentais que não permitiram o pouso do avião do Presidente da Bolívia. Do mesmo modo a grande tensão da direita italiana e da Liga Norte contra uma Ministra negra que discute a questão dos migrantes. Assim como a mais escandalosa notícia de que o Governo Inglês está indo aos bairros de Londres com carros de som, panfletos e cartazes pondo medo em todos os migrantes ilegais e prometendo cadeia para todos. A campanha é para que se apresentem e tratem de ir embora. O governo os ajudará nos papéis necessários ao seu caminho de volta.

Vans circulam pelos bairros de Londres que possuem maior número de migrantes transportando outdoors e distribuindo panfletos com a frase: Está no Reino Unido Ilegalmente? Vá para casa ou enfrente a prisão! Também deixam um número de SMS para receber conselhos gratuitos de como deixar o país.

Enfim a narrativa da crise do capitalismo liberal, deixando as pessoas à própria sorte, ao desespero e à necessidade de salvar a sua pele e da família no espaço exíguo que lhes restou. A conjuntura não é a mesma mas possuem os mesmos sinais de intolerância e desarranjo social dos tempos que antecederam a Segunda Grande Guerra Mundial e quando o Nazi-Fascismo surgiu como uma opção histórica real. A campanha inglesa acirra o convívio entre os daqui e os de fora. Expõe ao perigo até mesmo os migrantes legais que vivem no país, além de ampliar enormemente a intolerância e os conflitos entre grupos, com a possibilidade de estimular atos de extrema violência.


Estas políticas intolerantes costumam alimentar partidos e movimentos políticos moldados nesta prática que se tornam grande risco para pluralidade, a igualdade de direitos e a paz social. 

Nenhum comentário: